quarta-feira, 24 de abril, 2024
29.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Onze PMs já foram mortos este ano

- Publicidade -

Em 2017, já são 11 policiais militares assassinados no Rio Grande do Norte. O número é 60% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. No total, 13 agentes de segurança pública foram vítimas da violência no Estado desde o mês de janeiro, 30% a mais que em 2016. Há cerca de duas semanas, o Sargento da PMRN Antônio Cândido dos Santos foi executado a tiros por dois bandidos em frente ao Hospital da Liga Contra o Câncer, no bairro das Quintas, zona Oeste de Natal. A suspeita é que também tenha sido vítima de tentativa de assalto.

A secretária Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), Sheila Freitas, determinou prioridade na investigação da morte do Cabo da Polícia Militar, Mario Pinheiro de Lima, assassinado na manhã de ontem no bairro do Bom Pastor. Por meio da assessoria de imprensa, a Sesed lamentou a morte do policial e assegurou que as operações da polícia estão aumentando nas ruas. A secretária ressaltou que o Governo do RN tem trabalhado para o lançamento dos editais dos concursos das polícias Militar e Civil. Ambos devem ser publicados até o final deste semestre.

#SAIBAMAIS#“Nossos policiais estão sendo mortos em razão da violência urbana. Reconhecemos que o combate cabe a nós, e estamos trabalhando para solucionar essa situação aumentando a quantidade de operações nas ruas. Estamos com uma taxa de 50% na resolução dos homicídios ocorridos em Natal em 2017”, declarou Sheila Freitas.

O especialista em segurança pública e coordenador do OBVIO (Observatório da Violência Letal Intencional no RN), Ivênio Hermes, destacou que a redução do efetivo das polícias e falta de estratégias preventivas contribuem para o aumento da criminalidade. “A elevada morte de agentes de segurança pública é um reflexo da perda do poder de resposta do Estado. É preciso adotar ações legítimas de policiamento que demonstrem a presença do Estado e de sua força policial em prol da população”, avaliou Ivênio.

Por meio de nota, o Ministério Público do Rio Grande do Norte declarou luto e se solidarizou com os familiares do policial militar Mário Pinheiro de Lima. Mário tinha 38 anos e era cedido ao MPRN, onde exercia suas funções no Gabinete de Segurança Institucional.

Números

13 agentes de segurança pública foram assassinados neste ano, a maioria em assaltos ou tentativas, entre eles, 11 PMs.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas