Operação de crédito...

Publicação: 2021-03-04 00:00:00
Rosalie Arruda
rosaliearruda@gmail.com

O Governo do RN quer fazer mais uma tentativa de empréstimo externo e encaminhou à Casa Legislativa Potiguar projeto autorizativo para esse fim. São 36 milhões de dólares junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento – (BID) para Projeto de Modernização da Gestão Fiscal do RN (Profisco II/RN). O empréstimo, com aval da União, terá como garantia os tributos estaduais. Aliás, como de praxe.  

... para a arrecadação
A primeira edição do Profisco foi aprovada em 2008. Em 2019, o Governo do RN encaminhou ao Governo Federal o pedido de acesso a investimentos do Profisco II.

Investimentos ...
Eles vão chegando e mudando a paisagem do litoral norte potiguar.  - Você, caro leitor, conhece o Parque Eólico em Galinhos? Então deve, para ver o que é uma beleza!!! - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou a aprovação de dois mega financiamentos para a construção dos parques eólicos Ventos de Santa Martina 01 e Ventos de São Januário 23, localizados nos municípios de Caiçara do Rio do Vento e Ruy Barbosa, no RN.  O valor do crédito será de R$ 417 milhões. 

...nas eólicas 
O interessante na novidade é que os dois parques eólicos somam 121,8MW de capacidade instalada e produzirão energia equivalente ao consumo de 242 mil residências, gerando 775 empregos diretos e indiretos. Os empreendimentos pertencem ao grupo Casa dos Ventos.  

Posto Covid
Diante dos avanços do coronavírus no estado, a Unimed-Natal já cogita reabrir um Posto Covid no Shopping Via Direta.  

A propósito, ontem, inexplicavelmente, o número de internados caiu na capital potiguar.  A Cooperativa também vai estudar o motivo e observar se a tendência vai se manter.  

Prego batido
Enfim, o governo federal deu “amém” às negociações com a Pfizer e Janssen.  Nesta terça-feira (02), a Câmara dos Deputados aprovou projeto que autoriza a União, os estados e os municípios a assumirem responsabilidade por eventuais efeitos adversos das vacinas Pfizer e Janssen. Há pouco mais de 3% da população imunizada no Brasil, até agora.

No projeto...
O vice-governador Antenor Roberto, que representou o estado na reunião de govenadores em Brasília, nesta segunda-feira (01), para aquisição de vacinas pelos estados, voltou otimista. Segundo ele, “o cronograma de produção da vacina é para o início do mês de abril. A ideia é que os estados brasileiros, mediante a apresentação de um plano de vacinação, possam comprar as vacinas”, revelou o vice-governador.

...fabricação da Sputnik V
Eles pedem que a Anvisa conceda a outorga emergencial para fabricação da Sputnik V, que já envolveria de imediato 10 milhões de doses contratadas pela União Química com a Rússia. Além disso, prevê a produção no Brasil - a partir de maio e junho – de 8 milhões de doses por mês.

Agroindústria 
O Senado aprovou nesta terça-feira (2) o PL 5.191/2020, que cria os Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagro).

Socorro!
A Embaixada de Portugal em Brasília anunciou ontem que vai realizar, em 11 de março, um novo voo entre São Paulo e Lisboa, em "condições inteiramente idênticas" às da viagem de repatriamento ocorrida no sábado. O voo será operado pela TAP Air Portugal, companhia que ficará responsável por contactar os passageiros moradores, que foram afetados pela suspensão dos voos devido à pandemia de covid-19. 

Calamidade 
A Assembleia Legislativa renovou o estado de calamidade pública em oito municípios do RN. Apodi; Serra Caiada; Jardim do Seridó; São Rafael; Currais Novos; Bodó; Serra do Mel e Santa Cruz.

Alternados 
O secretário municipal de mobilidade, Paulo César, anuncia logo mais medidas para tentar diminuir a lotação nos transportes coletivos. A ideia é aumentar a frota no horário de pico e espaçar o tempo entre um ônibus e outro nos horários mais leves. 

Atendimento 
Os cartórios do RN deverão manter o expediente amplo, das 9h às 17h, para evitar concentração e aglomeração de pessoas nas situações que exijam atendimento presencial, enquanto durar a pandemia de Covid-19. A determinação partiu do desembargador Dilermando Mota, corregedor geral.

Festejos
Dia de celebração para o Diretor de Redação desta TN, Everton Dantas; o OAB Aldo Medeiros; Heir Lazarro Barbosa. 







Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.