quarta-feira, 1 de maio, 2024
25.1 C
Natal
quarta-feira, 1 de maio, 2024

Operação Pipa continua, segundo Governo do Estado

- Publicidade -

Apesar das chuvas das últimas duas semanas, os efeitos da seca perduram. Por conta dessa situação, a governadora Rosalba Ciarlini confirmou que as ações de combate à estiagem no interior do Estado irão continuar. De acordo com a chefe do Executivo estadual, parcerias com associações de moradores de alguns municípios são realizadas e há ainda a entrega de máquinas perfuratrizes às prefeituras para dar continuidade a instalações de poços.
#SAIBAMAIS#
O Governo promete ainda o funcionamento em breve da adutora do Alto Oeste. O equipamento tem 300 quilômetros de extensão e possui dois trechos: o que sai da barragem de Pau dos Ferros está pronto e em fase testes, precisando de alguns reparos; o trecho que sai da barragem Santa Cruz está 97% concluído. Durante entrevista à uma emissora de rádio de Natal, Rosalba lembrou que o investimento é de R$ 35 milhões do Governo do Estado e mais R$ 80 milhões são provenientes do Governo Federal.
Chuvas não mudaram a realidade do rio Piranhas, mas foram suficientes para animar produtores
Apesar das chuvas e do anúncio da continuidade das ações de combate à seca, não há previsão de quando as medidas propagadas entrem em ação. A TRIBUNA DO NORTE tentou entrar em contato com o titular da Semarh, Leonardo Rêgo, para saber mais detalhes do que efetivamente vem sendo feito, no entanto, as chamadas no telefone celular não foram atendidas.

Diante das incertezas, de certo mesmo é que a Semarh enviou uma equipe composta de três topógrafos às regiões do Oeste e do Seridó para reavaliar os índices dos reservatórios de água dos municípios desde a última segunda-feira. “Eles vão fazer uma leitura dos 46 maiores reservatórios do Estado e dentro de 15 dias teremos um apanhado das informações levantadas”, confirmou Joana D’arc, coordenadora de gestão de recursos hídricos da secretaria. Os números mais recentes datam dos dias 29 e 30 de abril [veja info].

O titular da secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), José Teixeira Souza Júnior, disse que os projetos de enfrentamento por parte da pasta também continuarão. “Os carros-pipa continuarão a ser enviados aos municípios mais necessitados, independente de ter chovido”, informou. Ele acredita que, até o fim deste ano, será firmado uma linha de crédito especial para irrigar quatro mil hectares, o que representa 500 mil unidades de animais bovinos, caprinos, e suínos de todos os municípios.

As informações foram discutidas durante mais uma reunião do Comitê de Combate à Seca do Rio Grande do Norte.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas