quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Operação Pipa credencia municípios do semi-árido

- Publicidade -

A Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional homologou os atos de situação de emergência em quarenta e cinco municípios do Rio Grande do Norte. Com isso, eles ficam credenciados a receber água para abastecimento humano através da Operação Carro-Pipa.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil havia encaminhado uma lista de 83 municípios, mas apenas 45 atenderam aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Integração. Os processo dos demais, ainda em tramitação, serão analisados para uma posterior inclusão.

Anteriormente, apenas 32 municípios estavam incluídos na Operação Pipa 2007, segundo informações do secretário de Justiça e Cidadania, Leonardo Arruda. A Operação Pipa é coordenada e operacionalizada por unidades do Exército em todo o Nordeste.

Nos municípios afetados os prefeitos reclamam da burocracia e também dos critérios adotados pela defesa civil nacional. “O nível dos reservatórios não é motivo para excluir o município. Muitas vezes o açude está cheio, mas a água é imprópria para consumo”, lembrou o prefeito de Nova Cruz, Cid Arruda, em recente reunião promovida pelo Unicef para tratar das ações direcionadas às crianças. Outro obstáculo é a distância das comunidades rurais para os reservatórios, o que impede o abastecimento via outro instrumento senão o carro-pipa.

Entre os municípios credenciados estão Caicó, Lajes, João Câmara e Umarizal; Assu, onde fica a barragem Armando Ribeiro, maior reservatório de água do Estado, e Apodi, onde estão está encravada a Barragem Santa Cruz, o segundo maior reservatório, também foram contemplados.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas