sexta-feira, 19 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Operação Pipa será ampliada no RN

- Publicidade -

O Exército espera iniciar ainda esta semana o abastecimento humano das populações rurais de mais 27 municípios, elevando para 55 o número de cidades atendidas pela Operação Pipa. A informação foi dada ontem pelo presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), José Lins, após conversa com os responsáveis pela execução do programa.

“Estamos fazendo o levantamento nesses municípios e em três dias, no máximo, o trabalho estará concluído”, explicou ontem à TRIBUNA DO NORTE o major Marcos Gomes Paulino, oficial da Comunicação Social da 7ª Brigada da Infantaria Motorizada.

A ordem para ampliação do programa chegou na sexta-feira passada e já ontem os militares estavam em campo, mantendo contatos com as comissões municipais sobre a logística de atendimento.

Em Currais Novos, cidade administrada por José Lins, serão oito carros para atender a uma população rural de aproximadamente 5 mil habitantes. “Vai melhorar o atendimento à população e amenizar a situação financeira da prefeitura, que vinha arcando com as despesas desde que assumiu o mandato, em 2005”, disse o prefeito.

Mas a chegada dos carros contratados pelo Exército não encerra a responsabilidade do município com o abastecimento. A prefeitura continuará bancando o transporte de água para os animais – vacas, cabras e ovelhas.

A situação é mais grave no Seridó e no Trairi, onde as chuvas do inverno passado não foram suficientes para encher os reservatórios. Mas há municípios que decretaram situação de emergência no Oeste, no Agreste, na região Central e até na zona litorânea. toEm  Santana do Matos, são 40  comunidades rurais, todas enfrentam problemas de falta de água.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas