quinta-feira, 25 de abril, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Oposição vence a boca-de- urna

- Publicidade -

Washington (AE) – A oposição republicana cravou seus primeiros ganhos nas eleições de meio de mandato nos Estados Unidos em meio à expectativa de recuperar o controle da Câmara dos Representantes e reduzir a maioria democrata no Senado. Candidatos republicanos já posicionam-se para tomar duas cadeiras no Senado antes mantidas pelos democratas. Dan Coats venceu em Indiana e Rob Portman, um ex-funcionário do governo George W. Bush, venceu a disputa em Ohio, segundo projeções da Associated Press. Além disso, Rand Paul venceu em Kentucky.

O casal John McCain/Cindy deixa local de votação em Phoenix, Arizona. Os republicanos esperam reconquistar importantes cadeirasO republicano Dan Coats, ex-embaixador norte-americano na Alemanha, voltará ao Senado por Indiana depois de dez anos de ausência. Ele derrotou o democrata Brad Ellsworth e a libertária Rebecca Sink-Burris na corrida pela sucessão do democrata Evan Bayh. Coats deixou o Senado dos EUA em 1999 para ser lobista, mas decidiu voltar a concorrer por declarar-se descontente com o governo democrata.

Já em Kentucky, o também republicano Rand Paul foi eleito na esteira do apoio da ala ultraconservadora Tea Party e das duras críticas ao governo do presidente Barack Obama. Os dados baseiam-se em bocas-de-urna conduzidas pela Associated Press. Os democratas tinham esperança de ganhar a cadeira por Kentucky, apostando no fato de Paul ser distante do mainstream político norte-americano. Pela Carolina do Sul, o republicano Jim DeMint reelegeu-se senador ao derrotar o veterano de guerra Alvin Greene, segundo boca-de-urna da AP.

Apesar dos ganhos, ainda não está claro se os republicanos terão fôlego para tirar dos democratas a maioria no Senado. O candidato democrata Patrick Leahy, segundo mais antigo membro do Senado na atualidade, manteve sua cadeira por Vermont nas eleições de ontem nos Estados Unidos, segundo pesquisa de boca-de-urna. Eleito pela primeira vez em 1974, o político de 70 anos derrotou o republicano Len Britton e mais cinco candidatos para obter seu sétimo mandato.

A expectativa maior da oposição está na Câmara dos Representantes. Resultados iniciais mostram os republicanos à frente dos democratas na disputa por duas cadeiras atualmente com a situação.

Numa tentativa de reverter o quadro ou, no mínimo, colher um derrota menor, o presidente Barack Obama, em duas entrevistas ao vivo na rádio, Obama exortou os eleitores que apoiaram sua candidatura em 2008 – em particular os eleitores jovens e da minoria – para votarem este ano para garantir que os candidatos que apoiam a Casa Branca permaneçam no cargo. A capacidade do governo para lidar com altos níveis de desemprego e de avançar em questões, como a educação, dependerá de termos aliados no Capitólio, disse Obama.

Os americanos foram às urnas ontem, para eleger a Câmara dos Representantes e um terço do Senado numa votação, na qual se espera que os republicanos retomem o controle da Câmara, bem como obtenham vitórias no Senado. Os democratas têm encontrado dificuldades para ganhar espaço entre os eleitores que ainda lidam com uma economia incerta em meio à mensagem de que as coisas estão melhorando.

“Nós fizemos um monte de coisas ao longo dos últimos dois anos em meio à crise”, disse Obama. “Esta eleição vai ser o ponto no qual decidiremos se podemos continuar a avançar com esta mudança “

Obama também ofereceu um apoio específico aos democratas que travam disputas eleitorais difíceis. Ele pediu aos ouvintes da estação de rádio KPWR, de Los Angeles, para apoiarem a senadora Barbara Boxer, da Califórnia, em sua corrida contra Carly Fiorina, e depois ofereceu uma mensagem similar de apoio para o líder da maioria democrata do Senador, Harry Reid.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas