quinta-feira, 25 de abril, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Oposição vence quatro eleições

- Publicidade -

O governo Wilma de Faria (PSB) está se constituindo no grande perdedor das eleições suplementares no Rio Grande do Norte, pois dos cinco pleitos realizados até agora a oposição venceu em quatro municípios: Afonso Bezerra, Lagoa d’Anta, Macau e Martins.

Tradicionais aliados políticos desde as eleições de 1994 na chamada “Unidade Popular”,  PMDB e PP venceram as eleições de domingo, dia 23, com os candidatos a prefeito José Robson de Souza, em Afonso Bezerra e Flávio Vieira Veras, em Macau. José Robson bateu pela segunda vez o candidato governista Jackson Bezerra (PFL), enquanto Veras venceu, de novo, o médico Eduardo Lemos (PSB).

Em 29 de maio do ano passado, o PMDB já havia vencido o pleito suplementar em Martins, onde o candidato derrotado em 2004, Haroldo Ribeiro Teixeira (PMDB) bateu Marcos Antonio Gurgel Costa, do PFL, mas que tinha o apoio do PSB da governadora Wilma de Faria.

Em 16 de outubro de 2005, Gizelda Rodrigues de França (PMDB) foi reconduzida ao cargo derrotando a José Batista Delgado (PSB). Até o momento, os resultados das urnas demonstraram que os eleitores estão contestando a disputa no “tapetão” eleitoral, em que os candidatos derrotados buscaram na Justiça a anulação dos pleitos municipais de 2004.

À exceção fica por conta de Haroldo Teixeira, que havia perdido o pleito anterior para a candidata pefelista Maria José de Oliveira Costa, mulher de Marcos Antonio Gurgel Costa, que foi  cassada por abuso de poder econômico na campanha eleitoral de 2004.

A única vitória do governo ocorreu em 27 de novembro de 2005, no município de Encanto, onde o prefeito cassado Gonçalo Chaves Leite Neto (PSB) derrotou o candidato do PSC, Edvaldo Pereira da Silva.

Candidato do PP vence em Macau

þA eleição do último domingo repetiu o resultado do pleito realizado em 2004. O empresário Flávio Veras (PP) foi eleito com maioria de 1.459 votos. Ele ficou com 9.517 votos. O segundo lugar foi de Eduardo Lemos (PSB) com 8.058 votos. O candidato do PMDB, Haroldo Martins, teve 401 votos e Manuel Pereira de Souza Filho (PL) 130 votos. O empresário Flávio Veras chega pela terceira vez a Prefeitura de Macau. No período de 2000 a 2004 ele atuou como vice-prefeito. Em janeiro de 2005 assumiu como prefeito, onde esteve por apenas 80 dias, já que foi cassado.

“Macau ficou manchada e a população respondeu. O povo fez valer a eleição anterior. O voto é soberano”, destacou Flávio Veras. Ele ressaltou a proposta de implantar programas voltados para geração de emprego na cidade. “Vamos fazer nosso trabalho de oferecer qualificação para população e reduzir os índices de desemprego”, comentou Veras. Ele demonstrou preocupação também com o déficit habitacional. “Faltam mais de 800 moradias em Macau. Vamos trabalhar também nisso”, completou.

A apuração dos votos foi concluída 90 minutos após o final da votação. O juiz Cleanto Pantaleão avaliou o pleito como tranqüilo. Pelo clima tenso dos dias que antecederam a votação, a Polícia Federal foi chamada para atuar em Macau, onde estiveram 17 agentes. Além disso, a segurança também esteve assegurada por 150 homens da Polícia Militar, destes 100 foram reforços vindos de outras companhias da PM. Durante todo domingo, foram detidas cerca de 100 pessoas que estavam provocando tumulto próximo aos locais de votação.

Peemedebista tem mais de 3.600 votos

þA eleição suplementar em Afonso Bezerra transcorreu no clima de normalidade. O prefeito cassado em 2004, José Robson de Souza (PMDB), venceu a eleição por uma maioria de 291 votos (4,12 %), 447 a menos do que na eleição anterior. José Robson obteve  3.685 sufrágios ou 52,06% dos votos válidos contra 3.3984 ou 47,94% dos votos válidos do candidato Jackson Albuquerque Bezerra (PFL).  Do total de 8.654 eleitores aptos a votar em Afonso Bezerra, 73 votaram em branco e 306 anularam o voto.

O presidente estadual do PMDB, deputado federal Henrique Eduardo Alves, acompanhou a eleição de Afonso Bezerra “in loco” a partir do meio-dia de domingo, dia 23, apoiando o prefeito eleito José Robson de Souza até o final da apuração e oficialização do resultado no Fórum Municipal Aécio Sampaio Marinho, sede da 54a Zona Eleitoral.

Ao fim do resultado do pleito, Henrique Alves e o prefeito eleito acompanharam os eleitores e correligionários numa mini-carreata que saiu do ginásio de esportes José Américo de Souza até a praça central da cidade, quando já se delineava a vitória de José Robson de Souza. Para o deputado Henrique Alves, o povo “terminou fazendo justiça” ao prefeito que foi cassado por denúncias de abuso de poder econômico feita pela coligação adversária. O prefeito eleito disse que os eleitores, agora, “disseram realmente o que queriam, o melhor para Afonso Bezerra”.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas