terça-feira, 23 de abril, 2024
26.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Os 30 anos da Academia de Odontologia do RN

- Publicidade -
Givaldo Soares
Cirurgião Dentista
A Academia Norte-Rio-Grandense de Odontologia está completando 30 anos de sua criação. Foi um sonho do Professor Odilon de Amorim Garcia, que, na primeira hora, contou com o apoio dos seus colegas Clemente Galvão Neto, José Cavalcante de Melo e Pedro Lopes Cardoso.

No início, passou por grandes dificuldades. Começou em salas alugadas, depois adquiriu um pequeno terreno, na rua Múcio Galvão, 480. Esse terreno foi complementado com uma  doação da Prefeitura de Natal, na administração da Prefeita Vilma de Faria. A reinvindicação da Academia, junto à Prefeitura de Natal, para obter a doação do referido terreno complementar, contou com o decisivo apoio do Dr. Vivaldo Costa, então Secretário de Saúde do município. Na Câmara dos Vereadores, o trabalho foi realizado pelo Cirurgião Dentista e Vereador Aluísio Machado, que conseguiu a aprovação por unanimidade de seus pares. Finalmente, foi construída a sede própria, dispondo de excelentes instalações físicas.

Agora, ao completar 30 anos de sua existência, chegou o momento do reconhecimento daqueles que, no passado, carregaram as primeiras pedras, que serviram de base para construir o edifício odontológico, hoje, tão sólido e reconhecido no Brasil. Não podemos esquecer o Dr. Manoel Cavalcante de Melo, que fez história por ter sido o primeiro Cirurgião Dentista a exercer a profissão no Rio Grande do Norte, em 1901. Como também o pernambucano Francisco de Albuquerque Ramalho, que foi o primeiro presidente da Associação Odontológica em nosso Estado, criada em 27 de Setembro de 1930.

Não podemos, igualmente, deixar de exaltar, também, a figura do professor Luís Soares, idealizador da Faculdade de Odontologia em 1945, que contou com o imediato apoio dos professores José Cavalcante de Melo e Alberto Moreira Campos. Posteriormente, veio a criação do Conselho Regional de Odontologia, em 1967, fruto do trabalho do professor Clemente Galvão Neto, sendo também seu primeiro presidente, e criador do museu de Odontologia do Rio Grande do Norte, considerado um dos melhores do Brasil. Em 1973, surgiu o Sindicato dos Odontólogos, obra do Dr. Luís de Vasconcelos Leite, também  criador da Cooperativa Uniodonto.

Para coroar essa sequência de eventos odontológicos, foi criada na marcante data de 15 de março de 1989, nesta cidade do Natal, a nossa conceituada Academia Norte- Rio-Grandense de Odontologia, a qual, hoje, orgulhosamente celebra seu trigésimo aniversário.

A Academia, em sessão solene, comemorativa de seus 30 anos de sua criação, receberá em seus quadros, como acadêmico honorário, o professor doutor Nelson João Silva, pernambucano, de Lagoa dos Gatos, que dedicou sua vida a Odontologia. De Protético a Cirurgião Dentista, foi professor universitário no Brasil e em Portugal, especialmente honrando a odontologia brasileira e norte-rio-grandense. O Conselho Regional de Odontologia prestará uma homenagem à Academia, lançando a comenda Fernando Dantas de Rezende.

Lembremos, por oportuno, aos jovens Dentistas do Rio Grande do Norte, que um país sem memória não tem futuro.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas