quarta-feira, 24 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Os 60 anos da Cabugi/Globo

- Publicidade -

Everaldo Lopes [[email protected]]

Em 1954 – há, consequentemente, 60 anos, em meio à expectativa da Copa do Mundo/1954, entrava no ar a terceira emissora de rádio do RN, com o nome de Rádio Cabugi, homenagem ao pico do Cabugi.   Pelé, na época, era um garoto de 14 anos, jogava no infantil do Santos. Os  natalenses contavam as horas da grande largada do Mundial, como todos os brasileiros, esperançosos de uma reabilitação do fiasco de 1950, no Maracanã. A Hungria, país sede não tinha ainda mostrado ao mundo o poderio técnico de seus jogadores, embora o trio Puskas, Kocsis e Hidegkuti já tivesse deixado suas marcas em disputas anteriores, o time estava sem perder há 32 jogos nos últimos quatro anos.  E o temor aumentou após a estreia dos magiares, aplicando um terrível 9×0 na Coréia do Sul. 

Os 60 anos (2)
O primeiro quadro de locutores da mais nova emissora potiguar, Rádio Cabugi era formado por Arnóbio Azevedo, Dóris Sandra, Gilvani Moreira,  Sidney Gurgel,  Almeida Filho, Liênio Trigueiro, Nilson Freire, Walter Pedroza e Ademar Azevedo, nenhum da equipe atua mais na emissora. O lado quase pitoresco é que o aparelho de rádio não era tão fácil ser encontrado, quase que um artigo de luxo. Tanto é que, a cidade dispunha de um serviço de alto-falante da Agência Luiz Romão, com sede na av. Tavares de Lira, vizinha ao famoso bar “Cova da Onça”, muito citado ainda hoje pelo companheiro  da TN, Woden Madruga. Num passado bem distante, por muito pouco João Café Filho não foi assassinado pelo tenente Everardo Vasconcelos, após discussão na “Cova da Onça”. O projétil passou de raspão pelo ombro da Café. Anos depois, o natalense João Café chegou à presidência da República, como vice de Getúlio.

Os 60 anos (2)
O departamento esportivo da Cabugi somente foi lançado em 1967, chefiado por Roberval Pinheiro (falecido), a emissora ainda não estava instalada na av. Duque de Caxias, para onde se mudou anos depois. Detalhe curioso é que, um dos integrantes da equipe esportiva da Cabugi foi o carioca, narrador esportivo, César Rizzo, posteriormente integrado à já desativada Rádio Poti. Tantos anos depois, César Rizzo retorna a Natal, a passeio. A mudança de rádio Cabugi para Rádio Globo aconteceu a partir de 26/05/2002, integrando a rede nacional com mais de 40 emissoras. O funcionamento da Cabugi na av. Duque de Caxias  aconteceu em 1970. A Globo/Natal  ainda teve a concorrência das  Rádios Nordeste (extinta) e Tropical, mas hoje tem a liderança nas AM, cobrindo, ao vivo e com presença de narrador e repórter nos locais das partidas dos times do RN, em todos jogos.

Copinha não é a mesma
 Com o América/RN fora,  mas assim mesmo ninguém lamenta, a Copinha São Paulo está às portas. Ninguém pode negar que já se foi o tempo em que os clubes sonhavam mandar seus garotos ao interior paulista.  Estendeu-se tanto que perdeu a graça São 104 clubes maior competição nacional, com 1.144 jogadores titulares inscritos. Não tem treinador/olheiro que assista nem 20% dos times, na tentativa de descobrir alguma revelação.   Do RN seguem Palmeira de Goianinha e ABC.

E haja olheiro
Não há informação de ABC, América ou mesmo Globo – já que o presidente Barretto quer também “fabricar” revelações para sua equipe adulta – se terá algum observador do futebol potiguar pelo interior paulista, vendo a garotada disputando a Copinha.

Disputa
A revelação Neymar, aos 22 anos acaba de assinalar o gol número 200. Pelé, com 29 anos fez seu gol 1.000, em pleno Maracanã, cobrando pênalti. Neymar chegará aos  mil gols?  Contra o Vasco, Pelé fez, deixando Andrada dando socos no chão.

Copinha/Copa do Brasil
Daqui a pouco, Copinha São Paulo  e Copa do B rasil farão aposta pra ver quem coloca mais times. A Copinha terá 104, a Copa do Brasil/2015 vai dar a largada com nada menos de 86…

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas