terça-feira, 30 de abril, 2024
25.1 C
Natal
terça-feira, 30 de abril, 2024

Os caminhos de Prates

- Publicidade -
Rosalie Arruda
“Escrevo-vos uma longa carta porque não tenho tempo de a escrever breve”
– Voltaire
O senador Jean Prates (PT) deve deixar o posto no senado antes de fevereiro. Mesmo depois de anunciado como Presidente da Petrobras, seu nome ainda passará pela aprovação do Conselho de Administração da estatal. Concluído o processo, ele se afastará do senado e assumirá o suplente Teodorico Netto.  

Olho no Legislativo

Quem conhece Prates garante que algum apêndice da estatal deverá continuar pelo Rio Grande do Norte fomentando a economia local. Embora assuma um cargo no executivo, a intenção do carioca é continuar na politica do Rio Grande do Norte. A hipótese de disputar uma cadeira do legislativo estadual daqui 4 anos é uma possibilidade bem real.

No Senado

O senador diplomado Rogério Marinho (PL) espera herdar os votos dos bolsonaristas que vão sentar nas cadeiras do Senado Federal em fevereiro. O potiguar está em plena campanha para a presidência da Casa e computa o apoio de mais de 30 senadores.

Nas redes sociais, Marinho já faz críticas ao governo eleito.

Incêndio

Os Bombeiros do Rio Grande do Norte estão de peito lavado e consciência tranquila com relação às exigências feitas antes da inauguração do prédio da Havan, na BR-101, em Natal. O incêndio em uma filial da empresa em Vitoria da Conquista, na Bahia, está ai (infelizmente!) para provar que os potiguares estavam certos.

Correios e Telégrafos

Circula em Brasília a informação de que o deputado federal Vicentinho (PT-SP) pode assumir a presidência dos Correios. O potiguar de Santa Cruz teria o apoio do partido e da Frente Parlamentar em Defesa dos Correios.

Os Correios tem uma estrutura gigante. Em 2021 atendiam 5.556 municípios brasileiros com 11.013 agências, sendo 6.028 próprias e 4.985 terceirizadas.

Aliados

A governadora Fátima Bezerra terá uns “pepinos” para descascar com relação aos aliados. Tem muito candidato e poucos cargos para oferecer a quem chegou no último pleito. A incógnita é como o governo de comportará com relação ao deputado Rafael Motta. Reza a lenda que Brasília é mais atrativo para o brizolista.

Hospital da Mulher

A propósito. A governadora e o secretário Cipriano Maia chegam hoje à tarde a Mossoró para o corta fita do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, totalmente voltado às mulheres. Além de pronto-socorro, UTI, salas de parto humanizado, banco de leite humano e serviços de suporte às mulheres vítimas de violência.

Aliás, ontem foi anunciado que o Governo do Estado vai pagar o 13° salário dos servidores que ganham até R$7 mil na sexta-feira (30). Os demais, receberão entre 5 a 10 de janeiro de 2023.

Cannabis

Foi publicada nesta quarta-feira (28), no Diário Oficial da União, a decisão inédita da Anvisa permitindo que a UFRN possa importar, armazenar e germinar sementes da planta Cannabis sp., bem como cultivar a planta, por meio de sistema controlado, na modalidade indoor. O cultivo é para fins científicos.

Leis das ZPA’s

O prefeito Álvaro Dias sancionou com vetos as leis aprovadas na Câmara Municipal que disciplinam o uso e ocupação do solo nas Zonas de Proteção Ambiental 8 e 10. Nas razões do veto, a “ausência de clareza textual” de alguns artigos que compunham a nova norma.

As ZPA’s 8 e 10 abrangem bairros da Zona Norte e Leste de Natal.  Também foi sancionada a lei que estabelece as prescrições urbanísticas para a ZPA 9, que abrange parte dos bairros de Lagoa Azul, Pajuçara e Redinha, todos na ZN.

Física licenciatura

O município de Caraúbas terá curso de Física. O Ministério da Educação autorizou 40 vagas para Física, licenciatura, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA em Caraúbas. Com isso, o Campus Caraúbas passa a ofertar 08 cursos de graduação. São 03 de Letras; engenharias Civil, Elétrica e Mecânica; Ciência e Tecnologia; e Física.

Olímpicos

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte e o Aeroclube de Natal foram relacionados pela Secretaria Especial do Esporte como instituições que possuem instalações olímpicas e paraolímpicas. Com isso, as instituições ficam aptas a receber recursos do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e  Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), além de contratar com a administração pública federal sem a necessidade de chamamento público.

Leitos

A Praia de Pipa jamais decepciona. Um dos destinos mais buscados para a virada do ano, a região da Praia de Pipa conta com mais de 80% dos leitos ocupados para o período de 30 de dezembro de 2022 a 1° de janeiro de 2023. Os dados são do Movimento Preserve Pipa e possui informações referentes a 45 meios de hospedagem na região.

Plantão

A Neoenergia Cosern montou uma operação especial com 170 profissionais para reforçar o fornecimento de energia elétrica durante a virada do ano, no próximo sábado (31).

1-EM SOCIEDADEPoliana Rodrigues, Márcio Bueno

2-DÃO-SE AS MÃOSMaura Costa e Victor Noé
3-OS CASAIS Aleff Amoedo e Natine Peixoto

* Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente,
a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas