quinta-feira, 28 de março, 2024
33.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Os dois lados do dólar

- Publicidade -

O dólar alto, no nível em que se encontra, ajuda a competitividade da indústria e, por outro lado, afeta o custo dessa mesma indústria, diz a CNI (Confederação Nacional da Indústria). Quem importa matéria-prima, está endividado em dólar ou depende da moeda estrangeira fica mais vulnerável ao contrário de quem exporta. Também é bom para quem vem de fora e caro para o turista brasileiro no exterior. Já o nível de uso da capacidade instalada subiu para 83,3% em abril, ante 82,6% em março, na série com ajuste sazonal, maior nível desde junho de 2011. Portanto, o nível de ociosidade “está próximo dos períodos de normalidade”, após um longo período de ajuste na atividade.

Estatísticas

Há uma clara disputa entre duas instituições pelo “domínio” das estatísticas nacionais. Ontem, o SPC Brasil disse que o movimento no comércio na semana que antecede o Dia dos Namorados, (6 e 12 de junho), aumentou 7,72% em relação ao ano passado. Já a Serasa garante que as vendas para o Dia dos Namorados de 2013 cresceram apenas 4,4% na mesma semana, na comparação com 2012. Nos restaurantes de Natal, apesar da forte chuva, a frequência foi grande.  

Varejo (I)

As redes que vendem eletrodomésticos, como o Grupo Pão de Açúcar e Magazine Luiza irão participar do Programa Minha Casa Minha Vida, ou como dizem “Minha Casa, Meu Eletrodoméstico”. A linha de crédito especial é de R$ 17 bilhões para a aquisição de móveis e eletrodomésticos. Vai exigir do consumidor uma pesquisa atenta para não comprar produto caro e pagando juros abusivos.

Varejo (II)

As vendas do varejo sobem 0,5% em abril, informa o IBGE. Melhor ainda é na comparação com abril do ano passado, neste caso, as vendas do varejo ampliado cresceram 9,1% este ano no mesmo mês. Até abril, as vendas do varejo restrito acumulam altas de 3,0% no ano e de 6,4% nos últimos 12 meses. Quanto ao varejo ampliado –  inclui as atividades de material de construção e de veículos -, as vendas subiram 1,9% em abril.

Convênio

A CDL/Natal e o Banco do Nordeste assinam hoje um convênio de cooperação para abrir linhas de crédito para as datas importantes como os dias dos Pais, das Crianças e o ciclo natalino. Será ao meio-dia, em assembleia dos associados, no Versailles Tirol.

Dificuldades na indústria

Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas joga mais nuvens sombrias no cenário econômico brasileiro. Cerca de 46% das indústrias alegam ter dificuldades para investir em 2013. A Sondagem de Investimentos – abril e maio-, aponta algum tipo de dificuldade em realizar investimentos produtivos. O percentual é superior aos 43% do ano passado e o maior nível desde 2009 (87%). De acordo com a pesquisa, o principal entrave para investimentos é a limitação de recursos da empresa, apontado por 39% dos entrevistados.

Imóveis

De acordo com a Abecip (associação de crédito imobiliário), em abril foi registrado o melhor resultado do crédito imobiliário em 2013. O volume de empréstimos para aquisição e construção de imóveis somou R$ 8,3 bilhões. Em termos relativos, o incremento foi de 4,6% comparado a março e de 44,3% sobre abril de 2012.

1

A Coordenação Nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Civil encerra hoje (14) em Natal, a terceira reunião ordinária. Discute o marco regulatório das profissões, a proposta que trata do projeto de lei (PLS-491/11) sobre a obrigatoriedade das vistorias periódicas de construções civis e o programa de valorização profissional baseado em campanhas publicitárias.

2

O Conselho Regional de Economia abre inscrições para a XIII Edição do Prêmio RN de Economia. O prêmio tem o objetivo de estimular a pesquisa científica, incentivando economistas recém-formados a desenvolverem estudos sobre a realidade econômica.  Os participantes poderão inscrever as monografias de graduação em Ciências Econômicas e encaminhar até 5 de Julho ao Corecon-RN. 

3

A IV Conferência Estadual do Meio Ambiente será lançada hoje, das 8h30min às 13 horas, no auditório da Emater, oficializando o início das conferências regionais pelo Estado. Após as etapas regionais, será promovida em Natal a IV Conferência Estadual do Meio Ambiente, nos dias 3 e 4 de setembro. A IV CEMA/RN desenvolverá seus trabalhos a partir do tema central “Resíduos Sólidos”.

Hotel

A Construtora Hazbun assina contrato de parceria com a BHG Group,  no Riveira de Ponta Negra, para um hotel da bandeira Golden Tulip. O empreendimento terá uma torre residencial com serviços  e 120 apartamentos e  na outra, um hotel com 168 quartos incluindo um business center, salas de eventos, restaurantes e galeria de lojas.

Campanha

A Construtora Moura Dubeux lança campanha, até domingo, com benefícios aos servidores públicos. Eles podem investir a 1ª parcela do 13º e adquirir imóveis prontos com direito a um ano de condomínio grátis ou 10% de desconto no valor  total. Também até domingo, acontecerá  a “Arena de Oportunidades Cyrela Plano&Plano”, na central  da Avenida Roberto Freire. 

Mais lojas

O Praia Shopping ganha novas lojas no mês de aniversário. A Cocoon, loja de moda e acessórios femininos, inaugurou um espaço colorido e moderno, que destaca arte e cultura num só lugar. Já a Delicata Bijoux escolheu o Praia para inaugurar sua segunda loja na cidade. Nos próximos dias, o shopping vai ampliar seu mix com a It Beach, marca que está há 12 anos no mercado de moda. Terá também o quiosque Cores do Sol.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas