quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Os jogos da vota

- Publicidade -

Hoje, quando os ponteiros passarem alguns minutos das 20 horas, e o baiano Lourival Dias Filho apitar o final da partida América x Cruzeiro, estará encerrada para os 20 clubes da Série A a primeira fase do Campeonato Brasileiro. Com uma diferença de cinco pontos sobre o Botafogo, o São Paulo somente perderá a ponta da tabela caso seja derrotado no seu último compromisso, diante do Atlético Paranaense, no Morumbi, e o Botafogo ganhar os dois jogos que ainda restam nesta etapa, contra Figueirense e Flamengo (este, atrasado). Por coincidência, o jogo do Tricolor bandeirante acontece também no estranho horário de 18h10. Para o América/RN, o que pode servir de consolo é conseguiir somar mais três pontos hoje em cima do time estrelado e virar a primeira fase com 13 pontos, isolado na ponta cá de baixo.

Dia dos pais

Na corrida alucinante da vida, este dia dos pais é rico de muitas histórias e reflexões. Nas décadas de 60/70, os craques no gramado  encantavam seus pais e, tantos anos depois, são transformados em espectadores, talvez até, numa sucessão lógica, agora vendo seus filhos no gramado.

Dia dos pais (2)

Lembro que, já velhinho, o lendário Domingos da Guia ia aos jogos do Palmeiras  deleitar-se com as clássicas jogadas  do seu filho famoso, Ademir da Guia, ídolo da torcida palmeirense. Hoje, é a vez  do mesmo Ademir da Guia  orientar seu filho tentando fazê-lo tão craque como ele foi.

Recorde

Não tive o trabalho de contar quantos jogadores Roberval Davino e Marcelo Veiga chegaram a utilizar nesses 18 jogos (hoje o último do primeiro turno). Foram muitos, talvez uns três times, se somados, um recorde, ou muito próximo disso. A explicação para o fato não é difícil, está na cara.

Recorde (2)

Acompanhando futebol há um balaio de anos, fico surpreso com a tremenda rotatividade de hoje. Lembro que, nos primeiros anos dos clubes do RN nos Campeonatos Brasileiros, não vi situação nem mesmo parecida com as sobejamente demonstradas.

Recorde (3)

Admito que o cartão amarelo (que não havia ainda nos primeiros anos do Brasileirão) tira muitos jogadores da escalação. Noto uma certa fragilidade (ou excesso de precaução dos médicos) hoje em dia. Em mais de 10 anos de ABC, raras vezes o jogador Alberi ficou fora por contusão. Estranho.

92 anos

A Assessoria de comunicação do Alecrim FC informa a preogramação aniversária dos 92 anos do clube,dia 15. Missa às 19h na matriz de São Sebastião, no Alecrim, e no dia 18, jantar de confraternização (em forma de adesão) no Clube de Engenharia, ao lado da Cidade da Criança.

Primeiro hino

Ainda sobre a matéria referente às músicas alusivas ao ABC, outro leitor – Romualdo Almeida diz ter gostado bastante, até porque citei vários trechos desses hinos, principalmente os dois de Dozinho e o da dupla Guaracy Picado/Roberto Ney. O leitor Romualdo cita também a inocência da letra do primeiro hino do ABC cantado (não havia gravadora, claro) em 1916 por um grupo de colegiais. Os primeiros versos eram assim: “Vitórias mil conquistas airoso/O grande rei do foot-ball/Sempre querido e venturoso/Brilhando à luz do pátrio Sol”. O autor foi o poeta Deolindo Lima.

Pisada de bola

Lembra bem o leitor atento Alberto da Hora, que o intérprete do hino de Dozinho (Alô, Frasqueira) não foi o pernambucano Claudionor Cruz, mas Claudionor Germano. A citação foi feita por mim, na matéria que publiquei quinta-feira sobre o CD com as músicas alusivas ao ABC, que Tertuliano Pinheiro promete  regravar e colocar à venda com renda para o Armazém da Caridade.

Cruzeiro sem Sandro

Pra quem se amarra no que está escrito na vida de cada ser humano, a situação do meia Sandro – ex-ABC, merece uma análise. Craque, muita bola mas também muito azar. Um futuro promissor e tranqüilo, foi cortado por contusões graves, cada uma exigindo o mínimo de um ano  para a recuperação. Hoje, sem dúvida, Sandro seria ídolo, ou talvez estivesse no exterior.

Os pais

A direção do Colégio Contemporâneo fez ontem uma bonita festa dos Pais,  juntando a alegria pela data e as virtudes esportivas dos papais, na natação, futsal, basquete, vôlei e tenis de mesa. Os papais mostraram suas qualidades de ex-atletas.

Invicto 

Aqui nas minhas anotações não descobri ainda nenhuma vitória do Confiança sobre o ABC. Pelo menos em jogos oficiais, não há registro de  tropeço do ABC. Não é possível que vá acontecer hoje.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas