sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Os labirintos de Brasília

- Publicidade -

O jornal o Estado de S. Paulo deu destaque à matéria da repórter Sônia Filgueiras, rastreando o famoso caso do dossiê Vedoin que escancara os porões do PT. Diz lá o texto que o deputado e ex-ministro Ricardo Berzoini, presidente licenciado do partido do presidente Lula, está cada vez mais atolado nessa história escabrosa que vai se arrastando pelas veredas da Polícia Federal. Confira:

– Dados obtidos com a quebra do sigilo telefônico dos envolvidos na operação de compra do dossiê Vedoin complicam a situação do presidente licenciado do PT, Ricardo Berzoini. Apontado como um dos “aloprados” que tentaram comprar o material contra políticos do PSDB, Oswaldo Bargas – responsável por elaborar a parte relacionada a trabalho e emprego do programa de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva – procurou insistentemente por Berzoini, então coordenador da campanha da reeleição, em dois dias decisivos da operação: 12 e 13 de setembro.

– Exatamente nessas duas datas, Bargas, que também foi secretário do Ministério do Trabalho quando Berzoini chefiava a pasta, estava em Cuiabá, onde acompanhou a entrevista que Darci e Luiz Antônio Vedoin deram à revista Istoé. Na ocasião, os empresários apresentaram acusações de irregularidades na administração tucana no Ministério da Saúde”.

Em Brasília acontecem mesmo coisas incríveis. O ministro da Defesa, Waldir Pires, por exemplo, acha normal os atrasos de vôos que continuam ocorrendo nos aeroportos brasileiros. Ontem, os atrasos chegaram a marca dos 31% dos 460 vôos programados. Foram 148 vôos atrasados. Houve atrasos de mais de duas horas. Até de três. Mesmo assim, o ministro minimizou: – “Não houve nada. Quantas vezes temos atrasos de duas, três horas? São atrasos de vôos, de empresas”.

Eva Wilma

O mês de novembro tem sido prenhe de lançamentos de bons livros por estas livrarias da terra de Poti mais bela. Que me lembre agora teve o da quarta edição de “As pelejas de Ojuara”, de Nei Leandro de Castro, o livro de poemas de Napoleão de Paiva Souza, “Depois comigo”, e a biografia do cangaceiro Antônio Silvino, “Antônio Silvino – O cangaceiro, o homem e o mito”, outra obra de fôlego de Sérgio Augusto de Souza Dantas. Hoje vai acontecer o lançamento de “Eva Wilma – Arte e Vida”, a partir das 18h30 horas na Siciliano do Miduei.

Trata-se da biografia da grande atriz escrita pela escritora Edla Van Steen, que sai com o selo da editora Imprensa Oficial. Eva Wilma, que está comemorando 50 anos de vida artística, estará presente ao lançamento.

O livro de Nilson

E o mês promete outras emoções literárias por estas ribeiras potiguares. Quinta-feira, por exemplo, o escritor e poeta Nilson Patriota estará autografando o seu “Noturno de Touros”, editado pelo Sebo Vermelho. Vai ser no Iate Clube de Natal, coisa das 18 horas, ainda com direito, chegando um pouquinho mais cedo, do cristão se deleitar com um dos crepúsculos mais bonitos do mundo.

Grana fácil

De Brasília vem a notícia de que os deputados federais vão ter um aumento salarial em torno de 90%, valendo para o próximo mandato. O presidente da Câmara, o comunista Aldo Rebelo (ele é do PCdoB) já pôs o jamegão no projeto. Em tempo: Aldo Rebelo sonha em se reeleger presidente e está em plena campanha.

O projeto do aumento salarial para os deputados tem efeito cascata. Beneficiará, por tabela, os senadores, e logo em seguida, como se fosse um enorme dominó, chegará  ás Assembléias Legislativas.O salário base de um deputado federal hoje está  em torno de 12 mil e 800 reais. Com o aumento ficará parelho ao que ganha um ministro do Supremo Tribunal Federal, coisa de 24 mil e 500 reais.

Ministério

A agenda política de Brasília dá destaque para a reunião da coordenação política do governo convocada para hoje pelo presidente Lula, que ontem esteve com o estadista Hugo Chávez às margens do rio Orenoco, nas selvas venezuelanas, inaugurando uma ponte financiada com dinheiro brasileiro.

A reunião no Palácio do Planalto é para tratar da formação do próximo ministério, o do segundo mandato.

Chorobras

Em sua coluna de ontem em O Globo, Ancelmo Góis registra que o presidente Lula e o ministro Gilberto Gil vão ter “nova chance de chorarem em público”. A coisa está programada para o dia 6 de dezembro quando haverá o lançamento do Programa Petrobras Cultural.

Rapidez natalense

Na propaganda institucional da Prefeitura de Natal, ampla e irrestrita na televisão, tem um filme que fala em obras municipais que estão sendo realizadas para que “Natal se mova mais rápido no futuro”. A frase, que repito aqui de memória, é essa mesmo. Uma frase fantasiosa, como é da linguagem natural dos anúncios de governo. Natal anda cada dia mais devagar pelo empancamento do seu trânsito que desenha um faturo caótico. E não basta asfaltar ruas para que isso melhore, até porque tem cabeça de secretário que empancou derna de nascença.

Teatro

A professora Sônia Maria Othon marcou para o dia 24, na sede da Apurn do Centro de Convivência Djalma Marinho, terreiros da UFRN, o lançamento do seu livro “Vida Teatral e Educativa na Cidade dos Reis Magos (1727-1913). Está baseado na sua dissertação de Mestrado.

A arte e a cidade

Vicente Vitoriano anunciando para o dia 17 a abertura da exposição de artes plásticas “A  cidade em mim”, reunindo trabalhos do pessoal do Grupo  Universitário de Aquarela e Pastel, Guap. Vai ser na galeria da Estação Arte, rua Mipibu, 713.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas