quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Os meus vinhos escolhidos na Cantu Day Natal

- Publicidade -

A edição 2017 do Cantu Day Natal, Grande mostra de vinhos da importadora Cantu, ocorrida no último dia 10 de agosto no Chaplin Recepções, foi verdadeiramente um sucesso de público e vinhos. Um imenso painel com mais de 250 rótulos distintos, de 13 países do velho e do novo mundo, numa amostragem por dezenas de regiões, terroir e produtores. Depois de uma volta de reconhecimento no salão (como convém fazer em feiras de vinhos), listei no caderno de prova, do qual muitos já eram conhecidos, os ainda não provados e as safras novas que deveria revisitar.

No salão da Cantu Day, vinículas representaram regiões e países com seus principais vinhos

Segue, portanto abaixo os meus escolhidos, por país e produtor, neste grande evento do vinho de Natal. Argentina (Mendoza) Susana Balbo Wines: Nosotros Sofita; Chile (Vale do Casablanca) Viña Ventisquero: Herú Pinot Noir; (Vale do Maipo) Viña Ramirana: Trinidad Vineyards; Estados Unidos (Napa Valley e Carneros) Napa Cellars Wines: Napa Cellars Chardonnay; (Oregon) King Estate Oregon Wines: King Estate Signature Pinot Noir; Uruguai (Salto) H. Stagnari: Dinastia Tannat; África do Sul (Stellenbosch) Lyngrove Wines: Lyngrove Latitude Platinum Unfiltered; Austrália (Barossa Valley) John Duval Wines: Plexus SGM; França (Provence) Château de Pourcieux: Château Pourcieux Rosé; (Sauternes) Château Les Compères: Château Les Compères Sauternes; Itália (Toscana) Tenuta Ambrogio e Giovanni Folonari: Campo Al Mare Bolgheri DOC; (Campania) Terredora: Aglianico Campania Terredora IGT; (Veneto) Montressor: Amarone Satinato Della Valpolicella DOCG; Portugal (Alentejo) Casa Agrícola Alexandre Relvas: Herdade da Pimenta Grande Escolha; (Alentejo) Casa Agrícola Alexandre Relvas: Herdade de São Miguel Private Colletion; Espanha (Jumilla) Bodegas Alceño: Romeo Monastrel; Alemanha (Rheingau) Schloss Johannisberg: Schloss Johannisberg Grünlack Spätlese 100% Riesling.

A lista para por aqui, naturalmente, não sem um hercúleo controle de minha parte, pois muitos outros rótulos mereciam constar dela, e é impossível não cometer injustiças numa situação destas. Mas quem disse que é fácil fazer escolhas? Seja na vida ou no vinho elas não são fáceis. Em se tratando do vinho, elas envolvem os sentidos, as sensações, as percepções e os sentimentos, tornando as nossas escolhas absolutamente pessoais e quase sempre intransferíveis.

O Vinho do Evento
Muitos vinhos provados poderiam ocupar esse posto, mas há que se escolher um novamente, e a minha alternativa teve como base o inusitado. Tara Atacama Syrah 2014. Vinho intenso, raro no seu terroir, produzido no Vale do Atacama, região desértica do Chile, com apenas 50 milímetros de chuva por ano. Algo inusitado no mundo do vinho. Surpreende pela qualidade alcançada diante de tão hostil condição ambiental para as vinhas. Um vinho muito interessante, intenso, complexo e expressivo em suas características varietais, considerando as condições mutáveis do ambiente.

Nas Principais Lojas da Cidade
Aos amantes do vinho que não adquiriram o DVD Viagem ao Universo do Vinho, informo que o mesmo poderá ser encontrado nas principais lojas de vinhos da cidade: Perlage, Vinhedos, Grand Cru, Adega São Cristóvão, Videira, Adega Natal e Wine Store, ao preço de R$ 25,00. Viagem ao Universo do Vinho esclarece em seus 04 blocos, através de uma abordagem clara, prática e descomplicada, as principais dúvidas do dia a dia dos apreciadores, revelando uma nova perspectiva na apreciação do vinho. 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas