quinta-feira, 25 de abril, 2024
24.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Os números do Ibope

- Publicidade -

Não há diferenças substanciais nas duas pesquisas do Ibope realizadas num período de 15 dias, até porque a margem de erros previstos pelo instituto é de 3 pontos. Valendo pra cima e valendo pra baixo. Em assim sendo, o cenário para a eleição de governador continua praticamente inalterado. Rosalba Ciarlini tem nessa pesquisa anunciada segunda-feira 45% das intenções de voto. Tinha 48% na pesquisa anterior. Iberê aparece com 25%; tinha 20%. Carlos Eduardo tinha 12% e agora está com 20%.

Conferindo os números das duas pesquisas, o eleitor poderá concluir  que houve alterações visíveis, pois Iberê cresceu 5 pontos, Rosalba  perdeu 3 e Carlos Eduardo, 1. Mas se levarmos em conta a margem de erros de 3 pontos, no frigir dos ovos tudo fica mais ou  menos a mesma coisa. Isso quer dizer que o cenário projeta eleição definida ainda no primeiro turno.

Se compararmos os números das duas pesquisas do Ibope, com a da Vox Populi (final de julho),  da Consult (começo de agosto) e a da IPESP (segunda-feira), as variações são mínimas. Na Vox, Rosalba tem 53%, Iberê, 18% e Carlos Eduardo, 13%. Na Consult: Rosalba, 43,2%; Iberê, 22% e Carlos Eduardo, 11%. No IPESP: Rosalba, 45%; Iberê, 25%, Carlos Eduardo, 11%. Os números de Iberê no último Ibope são exatamente os mesmos da pesquisa do IPESP, anunciada no final da semana. Rosalba nas cinco pesquisas navega  entre 42% a 53%;  entre 18% e 25%.

A última pesquisa do Ibope mostra Rosalba à frente em todas as regiões do Estado, sendo que no Oeste a sua vantagem é esmagadora. Ela tem 66% das intenções de votos, Iberê, 19%, e Carlos Eduardo, apenas 1%. Em Natal, o segundo lugar na disputa é de Carlos Eduardo, 27%. Iberê está em terceiro lugar, com 23%, enquanto Rosalba lidera com 30%.

Na região Leste (Litoral), Rosalba tem 40%, Iberê, 20% e Carlos Eduardo, 15%. No Agreste, onde está encravado o Trairi, principal base eleitoral de Iberê, Rosalba aparece com 44%, Iberê, 35% e Carlos Eduardo,4%. Região Central (que inclui o Seridó e o Sertão Cabugi): Rosalba, 41%, Iberê, 35%, Carlos Eduardo.5%.

Em Natal, a soma de todos os outros candidatos não passa de 5%. Há 8% de indecisos em Natal; brancos e nulos, 8%. É na região Oeste onde se verifica o menor número de eleitores indecisos: 4%; brancos e nulos, 10%.

Os votos do Senado

Na eleição para o Senado, Garibaldi Filho lidera em todas as regiões do Estado, menos na região Central, com 54% das intenções de voto, cedendo o primeiro lugar para José Agripino, que tem 57%. Wilma de Faria está em terceiro lugar, com 39% Em compensação,  no Oeste, Garibaldi tem 57%, José Agripino, 51% e Wilma de Faria, 37%. No Agreste, Garibaldi tem 62%, Agripino, 47% e Wilma, 42%. Região Leste: Garibaldi, 48%, Agripino, 40%  Wilma, 35.

Em Natal, Garibaldi está com 51%, e Wilma Faria aparece em segundo lugar, com 46%. Um ponto a mais do que José Agripino, que está com 45%.

O candidato Hugo Manso, do PT, tem em Natal apenas 7%. Tem 6% na região Leste, 6% no Agreste, 3% na região Central e 6% no Oeste.

Pesquisa da dívida

Tem também a pesquisa da dívida da família brasileira, feita pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), feita em todo o país. A conclusão é de que 54% das famílias pesquisas declararam ter dívidas. Do conjunto entrevistado, pouco mais de 11% responderam estar muito endividadas.

Está no relatório do IPEA: “Aproximadamente 15% das famílias endividadas têm um dívida de cerca de até metade do rendimento mensal familiar; 21% têm dívida entre 0,50 a 1 vez a renda mensal; 23,5% têm entre 1 e 2 vezes a renda mensal; 16% têm entre 2 e 5 vezes; e 23% têm dívidas de mais de 5 vezes o valor da renda familiar mensal.

Chuva

O último boletim de agosto da Emparn registra uma chuva de 12 milímetros no município de Extremoz, e uma de 9 em Natal. O tempo no meio da tarde de ontem apontava chuvas para a noite, a última do mês e a primeira madrugada de setembro.

O bode da esquerda

Recomendo ao prezado leitor, extensivo ao ilustre eleitor, a leitura do artigo de Arnaldo Jabor, “A volta do bode preto da velha esquerda”, publicado no Estadão de ontem. Ele conta, entre outras coisas, como foi o seu “primeiro grande amor”, que começou, imagine, num “aparelho” do Partido Comunista Brasileiro, Rio de Janeiro do começo dos anos sessenta.

Ah, como eram esquisitas as meninas daquele tempo…

Justiça Eleitoral

Amanhã, 2 de setembro, tem a posse do novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral, do Rio Grande do Norte, desembargador Vivaldo Otávio Pinheiro. Será às 16 horas no Centro de Operações da Justiça Eleitoral, na rua da Torre, ares do Morro Branco.

Marina Colasanti

A escritora, poeta e cronista Marina Colasanti está amanhã em Natal participando da Seminário Potiguar Prazer em Ler, promovido pelo  Instituto de Desenvolvimento de Educação (IDE).

Marina fará uma palestra (10 horas) sobre o tema “Leitura, uma estrada a percorrermos juntos”, seguido de uma sessão de autógrafos. O seminário acontece no Centro Municipal de Referência em Educação Aluizio Alves, no bairro de Nazaré (rua Cel. Estevão, 3705).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas