sexta-feira, 19 de abril, 2024
31.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Os pescados na mesa da Semana Santa

- Publicidade -

A Páscoa é uma das festas mais importantes do calendário cristão. Celebrada oficialmente desde o século 3, a data encerra o período da Quaresma e remete à celebração da paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. E consumir peixe no período se tornou tradição. Em Natal os restaurantes estão preparados para alimentar esse costume milenar, cada um a sua maneira. Não vão faltar receitas com bacalhau e frutos do mar nos cardápios, elaborados especialmente para atender a disposição dos comensais durante o feriado prolongado. Para mantar a tradição, o caderno FIM DE SEMANA elaborou um roteiro gastronômico com algumas dicas de almoço e jantar para aproveitar com amigos e a família. Bom apetite!

Um dos pratos servidos na Páscoa do Real Botequim é a Tilápia grelhada coberta com molho de peixe e fios de legumes


Um dos pratos servidos na Páscoa do Real Botequim é a Tilápia grelhada coberta com molho de peixe e fios de legumes

Santa Maria
O restaurante Santa Maria, no bairro de Lagoa Nova, aposta na tradição da culinária portuguesa. Conduzido pela chef e proprietária Andreia Fernandes, a casa destaca receitas consagradas como o bacalhau à Zé do Pipo, à Gomes de Sá, e o bacalhau à Lagareiro. Na primeira opção o bacalhau é servido frito, em posta, acompanhada de purê de batata e maionese caseira; a segunda pedida a apresentação do prato traz lascas de bacalhau e batata inglesa cozinha em cubos; já o bacalhau à Lagareiro o peixe assado no forno com batata “ao murro” (amassada). “A Páscoa é o período mais movimentado do ano, tanto que enxugamos o cardápio para atender a demanda”, disse a chef Andreia. O Santa Maria abre para almoço e jantar na sexta e sábado, e no domingo apenas para almoço. O restaurante fica na Rua Adolfo Garcia, 2147C. Telefone: 3234-0710.

Bacalhau Lusitano
Receitas de bacalhau, peixes grelhados e moqueca mista de peixe com camarão estão entre as opções do restaurante Bacalhau Lusitano, no Tirol. Entre as receitas com peixe, a chef Eli Marinho – que comanda a cozinha da casa – informou que serão oferecidos filé de badejo ou meca, com salada verde e arroz de tomate. Também estão no cardápio bacalhau à Lagareiro emtre outras opções. “Teremos doze pratos diferentes com bacalhau. A novidade é a Cataplana de frutos do mar, que vai lagosta, peixe, camarão, polvo e mexilhões”, revelou Eli. Os pratos servem de uma a três pessoas. Na carta de vinhos,  tintos e rosé portugueses são “os mais pedidos, mas teremos opções de outros países da Europa também”. Para sobremesa, mousse de chocolate, petit gateau, baba de camelo e pastel de belém. O Bacalhau Lusitano, que abre nesta sexta e sábado para almoço e jantar, e no domingo apenas para almoço, fica na Rua Miguel Barra, 779, Tirol. Telefone: 3201-4254 e 98117-4856.

Cascudo Bistrô
Especializado em cozinha contemporânea, o Cascudo Bistrô oferece opções de peixes e bacalhau durante o período de Páscoa. A casa abre para almoço e jantar na sexta e no sábado, e apenas para almoço do domingo. Entre as opções do cardápio elaborado pelo chef Daniel Cavalcanti, destaque para o Duo Marítimo com filé de peixe branco com cubos de tomate e camarão ao molho pesto, o Bacalhau à Zé do Pipo (posta frita com purê de batatas), além do bacalhau de forno e a moqueca tropical. A carta de vinhos do bistrô oferece cerca de 40 rótulos. O Cascudo Bistrô funciona na esquina da Rua Mossoró com a Rodrigues Alves, em Petrópolis. A casa abre para almoço e jantar na sexta e no sábado, e domingo apenas para jantar. Telefone: 3202-1005.

Real Botequim
É tempo de Páscoa no Real Botequim, que elaborou três opções especiais para o período: o Bacalhau Real Botequim, que acompanha legumes salteados no azeite e arroz de brócolis; o Camarão Vila Franca, puxado no alho-e-óleo e acompanhado por legumes cozidos e arroz de alho; e a Tilápia grelhada coberta com molho de peixe e acompanhada com fios de legumes (fatiado bem fininho) e farofa. “São pratos individuais bem servidos. Vamos funcionar todos os dias do feriado a partir das 12h até meia noite”, disse Samuel Silva, sócio-gerente do Real Botequim, que funciona no Shopping Cidade Jardim no bairro de Capim Macio. Não é necessário fazer reserva. Telefone:  3217-8999.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas