sexta-feira, 19 de abril, 2024
32.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Os potiguares apresentam suas prioridades

- Publicidade -

A TRIBUNA DO NORTE foi às ruas ouvir os potiguares sobre que áreas e serviços da administração pública devem ser eleitas, pelo futuro governador, como prioridade para o projeto de Governo a partir de 2015. Os chamados serviços essenciais de Segurança, Saúde, Educação, além do restabelecimento do equilíbrio financeiro para que o Estado volte a investir e crescer são, na opinião da população e de representantes de entidades dos mais diversos segmentos, os que demandam maior atenção e investimentos de quem assumir o Executivo no dia 1º de janeiro de 2015. Confira os depoimentos: 

“É preciso fazer o Estado voltar a crescer e reduzir o custo de vida que está muito alto. Além de melhorar a questão da educação. As escolas vivem em greve, porque o Governo paga mal aos professores, minha filha perdeu o ano por conta dessas paradas no Padre Miguelinho, um ano perdido, prejudicada. O primeiro passo é cuida das escolas, educação para crescer.” – Nazaré Pessoa da Silva, 66 anos, dona de casa.

“Um desafio grande será elevar a auto estima dos profissionais da educação, colocar em dia o plano de carreira e reformular a relação com os Sindicatos. É preciso que o novo gestor possa abrir o debate à educação, dar condições de trabalho e criar programas de incentivo à juventude para dar mais opções de atividades pedagógicas, culturais e esportivas.” – Fátima Cardoso, coordenadora geral do SINTE/RN.

“Instituir o diálogo criterioso entre os poderes públicos e a sociedade civil organizada em torno de um programa transparente de cortes, metas e avanços que assegurem, de um lado, o equilíbrio financeiro do Estado e, sob outro aspecto, fomente alternativas para o desenvolvimento econômico, especialmente efetivando uma política industrial para o Rio Grande do Norte”. – Amaro Sales de Araujo, Presidente do Sistema FIERN

“Educação porque é a partir dela que poderemos reduzir outros problemas, inclusive ligados a segurança. Se houver mais escolas, melhores estruturas, formas de tornar o ensino atrativo, com mais vagas para os alunos.  Isso reduz a possibilidade de jovens buscarem a criminalidade, as drogas.” – Mariane Nadire, 18 anos, estudante.

“O governo que assumir deve investir com urgência em segurança. Do jeito que está não pode continuar. As pessoas hoje têm medo de  sair na rua. Todos os dias escutamos alguém falar que foi assaltado, ou alguma morte violenta na televisão. Ninguém se sente seguro quando está na rua. É complicado”. – Salete Gomes, 63 anos, professora.

“A grande preocupação hoje é a saúde. Falta médicos, falta medicamentos. Se você precisa de um exame é maior dificuldade, assim como é difícil conseguir marcar consultas, cirurgias. Trabalho na área e vejo todos os dias o quanto a população carece de um bom atendimento, sobretudo na saúde pública”. – Simone Gomes, 43 anos, agente de saúde comunitária.

“Criar um ambiente favorável é vital para fortalecer o tecido produtivo, gerando empregos e renda. No RN, 98% dos negócios são micro e pequenos. A simplificação na criação de empresas atrairá investimentos. A segurança jurídica trará investimentos privados e as compras governamentais a empresas potiguares estimularão o crescimento.” – José Ferreira de Melo Neto, Diretor Superintendente do SEBRAE/RN.

“Um choque de gestão para restabelecer as contas,  equilibrar o poder do Estado em relação a gastos e devolver a capacidade de investimentos. É preciso um pacto com o TJRN, MP e TCE para equilibrar os gastos destes poderes. Reduzir em 60% os cargos comissionados, valorizar o servidor de carreira.” – Arnaldo Gaspar Jr., presidente do SINDUSCON/RN.

“A educação tem que ser prioridade. É a grande riqueza de um país. Se não tivermos investimento em educação fica impossível ver nosso estado melhorar nas outras áreas. Quem investe em educação pode colher os frutos no futuro. Não abro mão de votar pois só assim podemos conquistar mudar as coisas”. – Marcílio Moura, 80 anos, aposentado.

“Vivemos um momento de apreensão, com os principais indicadores da economia em baixa.
O maior desafio é estimular o desenvolvimento de nossa economia, aumentando investimentos públicos e dando apoio aos setores que possam gerar emprego e renda. Somente assim o RN poderá voltar ao rumo do crescimento e retomar seus indicadores econômicos positivos e ascendentes.” – Marcelo Queiroz, presidente da FECOMÉRCIO/RN

“A marca registrada do novo gestor deve ser o de estabelecer, com qualidade e eficiência, um bom serviço para a população como direito do cidadão e dever do Estado, promovendo-o dentro do espírito de cidadania e zelo pelo bem comum. Que haja a conclusão de obras inacabadas, conservando o bem público, priorizando, assim, as políticas públicas do Estado e não de governo.” – Dom Jaime Vieira, Arcebispo Metropolitano de Natal

“Sem dúvidas é segurança. Cheguei há 10 anos em Natal e posso dizer que é outra cidade. Não temos mais segurança, há uma onda de arrastões, a gente vive assustada, com medo de sair ou de ficar em casa. O número de assaltos, homicídios crescem a todos os dias. Já levaram meu carro, arrombaram minha casa, fui assaltada várias vezes.” – Samanta Carvalho, de 30 anos, engenheira civil

“Nossa expectativa maior é que o próximo governo realmente invista o percentual de 9% do orçamento estadual na segurança pública. Hoje temos uma total falta de estrutura. Esperamos investimentos efetivos, sem recursos contingenciados, a valorização da categoria e a reestruturação e modernização da Polícia Civil” – Ana Cláudia Saraiva Gomes, presidente da Associação dos Delegados de Polícia Civil do RN (Adepol/RN)

“São inúmeras as prioridades. É preciso  mais atenção para a segurança, uma política mais efetiva que reduza a violência, com presença mais ostensiva nas ruas, inteligência e também na educação que a base de tudo, além de melhoria das condições de trabalho e remuneração do funcionalismo público. Fato é que, quem vencer domingo, terá um grande abacaxi para descascar”, – Edvaldo Farias, 80 anos, aposentado

“Infraesturutra, não apenas na questão logística de estradas e transporte, mas principalmente de uma rede de internet que cubra todo o Estado. Esta é uma ferramenta importante para o desenvolvimento de pesquisa.Para desenvolvimento sustentável é preciso ainda que o Estado fortaleça as Fundações de Apoio à Pesquisa para termos projetos de desenvolvimento e inovação, isso passa por investimento público.” – Ângela Paiva, reitora da UFRN

“Um das principais atividades econômicas que emprega e agrega ampla cadeia produtiva é o Turismo, que precisa ter como ação prioritária a redução do ICMS do querosene da aviação, para poder atrair mais voos, reduzir o valor da tarifa, hoje a mais alta do Nordeste, e ampliar a malha aérea. Ter orçamento para promoção, publicidade, feiras e eventos para atrair.” – Diassiz Rosado, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV/RN)

“É preciso investir em saúde pública, na rede básica, no acolhimento dos pacientes, em políticas de prevenção e, além disso, de continuar a priorizar os investimentos em educação para criar um polo de infraestrutura da educação voltada para a saúde, mas não apenas investir em nível superior, mas também na educação básica. Paralelo a isso ampliar os programas de ação social.” – Ana Patrícia Freitas, 22 anos, estudante de odontologia

“Segurança Pública é a grande questão, que aqui no Estado praticamente inexiste. Temos índices alarmantes de violência, vivemos com medo. Precisamos ter investimento em reforço policial, tanto para ampliação de efetivo, dando condições de trabalho para os nossos policiais, melhorando a remuneração e oferecendo equipamentos, capacitação.” – Donizetti Ferreira, 55 anos, contabilista

“A saúde hoje é problema todos os dias. Falta tudo. Você entra em um hospital o atendimento é péssimo. Se precisar de consulta tem que pagar particular, porque é difícil conseguir na rede pública. O governo que assumir tem priorizar a saúde pública, pois muita gente ainda precisa. Quem não tem um plano de saúde sofre aqui no RN”. – Francisco Canindé da Cruz, 58 anos, comerciante.

“A saúde pública do RN sofre uma degradação continuada. É preciso recuperar unidades sucateadas, ter um planejamento para os próximos anos em ampliar a rede de atendimento básico ao alto, com mais leitos, exames e profissionais suficientes. Uma política articulada também com recursos federais para a parte de infraestrutura.” – Geraldo Ferreira, presidente do Sindicatos dos Médicos (Sinmed)

“Vivemos uma sensação constante de insegurança e acho que essa é uma prioridade para todos, mas não se pode esquecer da saúde. Andamos pelas ruas e vemos que os postos não funcionam, que faltam hospitais para atendimento adequado às crianças, principalmente. São vários os problemas, mas saúde e segurança devem ser as prioridades.” – Nastagnam Batista, presidente do SINTRO/RN

“O investimento em segurança tem que ser uma prioridade do governo. Hoje o estado está completamente entregue aos bandidos e eu vejo isso como uma área que carece muito de atenção da administração pública. Além disso, saúde e educação merecem uma atenção, pois são uma carência da sociedade”. – Valderi Jerônimo da Silva, 50 anos, vendedor.

“A saúde tem que ser uma prioridade, até porque está abandonada. Não só os pacientes, mas também os profissionais da área. Quando a gente usa o serviço público vê que falta estrutura para trabalhar. Todos os dias ouvimos relatos de gente em corredor de hospital. Ainda existem problemas na educação, que é carente em nosso estado”. – Renata Bezerra, 21 anos, estudante.

“A educação tem que ser prioridade de um governo. Falta investimento na área. O professor não tem material para trabalhar e o grande desafio hoje é driblar essa carência sem prejudicar a aprendizagem do aluno. Ainda temos muitos problemas estrutura, sobretudo na rede pública de ensino”. – Maria Roseane, 27 anos, professora.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas