quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Os principais componentes dos vinhos

- Publicidade -

A matéria de hoje inicia uma série de outras que abordarão os principais componentes do vinho. Falaremos nesta série dos 05 elementos fundamentais na composição dos vinhos: ácidos, açúcares, taninos, álcool e extrato. Iniciaremos pela acidez, um elemento que proporciona frescor ao vinho. Sabe-se que o vinho é uma das bebidas mais ácidas que existem. Mais até do que as cervejas e os destilados. As uvas são ricas em ácidos: tartárico (o mais importante), málico e cítrico, e em outros ácidos que se formam durante a vinificação como os ácidos: láctico e acético, que em excesso gera acidez volátil. A acidez é percebida na boca através das papilas gustativas como uma espécie de formigamento (beliscão), que produz salivação no palato ativando as glândulas salivares. No olfato, percebemos a acidez do vinho através dos aromas de frutas frescas e/ou cítricas, quando o inalamos. Os seres humanos são muito sensíveis a acidez, sentindo-a de forma mais pungente do que a doçura. Nos vinhos a acidez é responsável por equilibrar o álcool e a doçura da bebida, suavizando a ação dos taninos através da produção de saliva. A acidez é ainda espinha dorsal dos vinhos brancos e um conservante natural que ajuda no envelhecimento da bebida. A temperatura de serviço dos vinhos é decisiva na percepção da acidez. Se o vinho está quente, álcool e ácidos se combinam desagradavelmente comprometendo o sabor. Se estiver muito gelado a acidez fica embotada, bem como os aromas e sabores do vinho. Na temperatura ideal, valoriza-se a acidez através do frescor que prolonga o sabor do vinho e torna-o mais equilibrado. De tão amplo esse tema, daremos continuidade na próxima semana para que você compreenda na íntegra a importância da acidez na composição e equilíbrio dos vinhos.
Série aborda os elementos fundamentais na composição da bebida: Ácidos, acúcares, taninos, extrato
Agenda do Vinho na Cidade

04/08 Degustação de Vinhos no auditório do Supermercado favorito da Roberto Freire, com apresentação da linha de vinhos “Mil Caminhos” da Quinta de São Sebastião. Inscrições no local.

05/08 Degustação de aniversário da confraria Bacchus no Wine Bar da Adega São Cristóvão Tirol, com grandes vinhos tintos do Médoc, Pomerol e Saint-Émilion, Bordeaux, seguida de jantar temático (francês) enogastronômico.

08/08 das 19h às 20h “Oficina de Degustação de Vinhos na loja Rio Center Megastore. Inscrições no local.

09/08 das 19h às 20h “Oficina de Degustação Vinhos” na loja Rio Center Natal Shopping. Inscrições no local.

10/08 Grande Mostra de Vinhos Vinhedos com rótulos do Velho Mundo no Mall da loja Natal Shopping. Os participantes degustarão 21 vinhos distintos entre espumantes, brancos e tintos. As inscrições poderão ser feitas nas lojas Vinhedos. O número de vagas é limitado (84) 3213-9080.

11/08 Jantar Enogastronômico Italiano em 05 etapas na Cozinharia Forneria (pratos e vinhos da Itália). Uma parceria dos Chefs Cacau Wanderley e Gabriel Camilo com este consultor. O início do evento está marcado para as 20h. Reservas, inscrições e maiores informações pelo fone: (84) 9-9423-6625. Vagas limitadas.

18/08 Jantar enogastronômico no Café Brigadeiro, servido em quatro etapas (quatro pratos) e harmonizado com 04 vinhos distintos. Condução deste consultor. Maiores informações, reservas e inscrições pelo fone: (84) 2020-8620

19 a 21/08 (Sexta a Domingo) Jantar enogastronômico na Pousada SPA dos Amores em São Miguel do Gostoso (84) 3693-2027

25/08 Degustação de Grandes Espumantes Brasileiros com 14 rótulos distintos no Deck do Restaurante Camarões Roberto Freire. O maior painel de ícones produzidos no sul do Brasil já apresentado em prova no Nordeste. Reservas com este consultor pelo fone (84) 9-9996-1756.

27 e 28/08 19 horas Palestra de lançamento do livro: “Despertar para o vinho” em Recife no hotel: Grand Mercure Atlante Plaza, na Avenida Boa Viagem, como parte do workshop do evento Wedding Day.  

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas