sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Os recursos e o presidente

- Publicidade -

JOÃO LYRA NETO
Jornalista

Os sucessivos encontros dos governadores do Nordeste, com o presidente da república, não chega, realmente, a ser novidade. Isso vem acontecendo desde os famosos encontros na SUDENE quando tudo que se queria era apresentado nas conhecidas reuniões do Conselho Deliberativo da Autarquia. O poder político, realmente, estava concentrado nas decisões dos órgãos federais que, religiosamente, sabiam se os estados precisavam de dinheiro para investir nas suas diferentes obras. Não tinha, portanto, a quem consultar para atender aos pedidos. Para conseguir recursos tinha que contar com o poderoso Banco do Nordeste. Desse modo estava feita a transação. Esses encontros de governadores com o presidente sofriam, muitas vezes, impactos considerados negativos.

Esses pedidos, por parte dos governadores, ao presidente, pode-se dizer, não é coisa nova. O governo estava completamente afeito com o clima porque passava a área a ser socorrida. Os estados, como se sabe, não têm os necessários recursos para uma ajuda onde a seca vem batendo forte, em todas as áreas do Nordeste. A participação do SEUDENE marcou época nos seus trabalhos em favor do Nordeste. O nascimento do Banco do Nordeste, em 1954 criou uma poderosa situação para melhorar as atividades dos governos. Tudo isso, não impedia que os pedidos dos governadores fossem feitos para resolver os problemas que atacavam os estados desde o início da seca.

Nesse governo do presidente Michel Temer, as coisas são bem diferentes. Reuniões e mais reuniões e mais reuniões de governadores têm acontecido em busca de recursos para aplicação em projetos necessários ao desenvolvimento das atividades. O problema maior enfrentado pelos governadores, em suas cidades, é a falta d’água. No Rio Grande do Norte, o governador Robinson Faria tem razão quando fala da necessidade da falta d’água em vários municípios. E, no caso, são quase todos os açudes que estão, praticamente, secos. Isso vem acontecendo de longas datas sem se poder fazer nada. A população do Interior sabe do interesse do governador na ajuda a esse tão sistemático problema. É o caso, do presidente Temer aparecer com a sua imediata ajuda. O Rio Grande do Norte precisa dessa ajuda go Governo.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas