Os segredos de uma boa compra de vinhos

Publicação: 2019-08-23 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
O vinho é uma das bebidas mais frágeis que existe, por isso precisa estar resguardado, nos pontos de vendas, de condições inadequadas a sua preservação. Um ambiente comercialmente perfeito para comprar vinhos precisa conjugar aspectos técnicos, estéticos e comerciais. Observe: A) Temperatura do ambiente (loja), que precisa ser amena e constante, 22ºC no máximo, e adega com 14ºC a 16ºC. B) Garrafas horizontalmente posicionadas, sobretudo as vedadas com cortiça natural, visto que as garrafas lacradas com vedantes sintéticos não se beneficiam dessa condição. D) Garrafas privadas da exposição a luz elétrica e/ou solar, as luzes sobre as garrafas devem ser indiretas. E) Local inodora, sem a presença de cheiros fortes, marcantes e constantes. F) Garrafas em completo repouso, livres de trepidação e oscilações nos nichos, colmeias e gavetas, visto que a trepidação altera a composição química do vinho acelerando sua decrepitude. G) Vinhos separados por país, por região e por produtor, criando um layout que facilite a comunicação com os clientes, tornando as escolhas fáceis e práticas.

Seja em loja especializada ou no supermercado, é preciso analisar bem as condições do vinho
Seja em loja especializada ou no supermercado, é preciso analisar bem as condições do vinho

Se o local da compra for um Supermercado leve em conta as seguintes condições: 1 - Opte por comprar os vinhos que estão armazenados na horizontal (deitados), especialmente se os vedantes das garrafas escolhidas forem de cortiça natural. 2 - Opte por comprar os vinhos que recebem menos incidência de luz direta nas prateleiras. 3 - Opte por comprar as safras mais recentes, especialmente em se tratando de vinhos comerciais (entre R$ 40,00 e R$ 60,00). 4 - Opte por comprar garrafas cujos rótulos e cápsulas estejam em perfeito estado. Evite rótulos manchados, sujos, molhados ou rasgados, que são indícios de maus tratos com a bebida. 5 - Observe a cor do vinho se a garrafa (transparente) permitir. Vinhos brancos não podem ter uma cor dourada. Vinhos tintos não podem ter uma cor amarronzada. Se a compra for numa loja especializada: 1. Opte por comprar numa empresa onde as pessoas sabem o que estão vendendo. O aconselhamento profissional aos clientes, pressupõe que os atendentes conheçam: A) A origem dos vinhos: denominação, regiões, países de origem e estilos velho e novo mundo. B) As variedades de uvas do portfólio: castas, tipos, estilo e estrutura dos vinhos que fazem. C) Os produtores de vinhos do portfólio: modernos e tradicionais, artesanais, conceitos enológicos, reputação crítica internacional, vinhos sustentáveis, orgânicos e biodinâmicos, etc. D) Com que combinam os diversos vinhos e em quais situações (ocasiões) serão mais prazerosamente apreciáveis. 2) Prefira comprar em lojas onde os atendentes ou as atendentes fazem perguntas antes de fazerem sugestões. Mesmo você não sabendo exatamente o que procura, se o profissional que lhe atende fizer algumas perguntas estratégicas, por eliminação ele saberá exatamente o que você espera do vinho, e terá todas as chances de acertar na indicação.

Saiba Que o Vinho é Uma Bebida de Ocasião
Tenha claramente em mente quais motivos o levaram a comprar o vinho. O vinho que se compra para um jantar, por exemplo, é diferente do vinho que se compra para um happy hour, o vinho que se compra para apreciar no domingo à beira da piscina, é diferente do vinho que se compra para um jantar formal de negócios. 

Agenda de Eventos do Consultor
28/08 (quarta feira) 19:30 horas – 2º Módulo do Curso de Vinhos de Castas Raras Inusitadas na Sala de Provas da Importadora N. Wines. Inscrições com Milena Nicácio: (84) 99838-0241.

30/08 a 01/09 (sexta a domingo) Imersão enogastronômica na Pousada Spa dos Amores, em São Miguel do Gostoso. O evento contempla hospedagem por 2 dias com café da manhã, 2 jantares enogastronômicos, uma degustação de Grandes Espumantes Brasileiros e um almoço regado a borbulhas. Os interessados deverão fazer contato com este consultor: (84) 999996-1756 ou diretamente com a pousada. (84) 98178-2777. As vagas são limitadas.




continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários