quarta-feira, 24 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Os seres sujetivos de Creaty

- Publicidade -
Os traços de Creaty provavelmente já foram vistos por muita gente que circula pela grande Natal. Eles figuram em diversos espaços da cidade, expressionistas, meio surreais, mas sempre vibrantes, jovens e urbanos. O trabalho do artista visual por trás da marca, Airton Bruno, poderá ser apreciado em dia e lugar fixos a partir deste sábado, com a abertura de sua nova exposição, “A Forma do Ser”, no restaurante vegano Cozinha Ecológica, em Lagoa Nova, às 20h. A mostra ficará aberta até 11 de janeiro.
Aos 25 anos, Creaty já realizou  exposições e conquistou prêmios
Aos 25 anos, Creaty já realizou exposições e conquistou prêmios

A exposição de Creaty tem como condutora a questão “que forma nos forma?”O expressionismo de Airton Bruno prescinde propositalmente da tentativa de assombrar: sejam nas cores primárias predominantes nas telas (amarelos, azuis, vermelhos), seja na suavidade secundária de um “abraço solitário”, acompanhando o incômodo da figura que sabe-se agora moldada.

A imagem humana bifurcada em pincéis para ser reconstruída na intimidade de um movimento histórico em que todos se sentem partidos ao meio. A inspiração de Creaty vem do expressionismo abstrato. O trabalho é caracterizado pela desconstrução de figuras, onde as grossas pinceladas expressivas formam o centro de sua arte. A curadoria da exposição é da poeta e publicitária Letícia Torres.

Artista potiguar, autodidata há cinco anos, Airton Bruno nasceu em Natal, onde se apaixonou pela pintura e começou a desenvolver sua carreira artística. Aos 25 anos também atua no mercado como designer gráfico e entre outras premiações relevantes, recebeu a primeira colocação no 2019 ARTDEX Art Competition – Nova Iorque, disputando com artistas de mais de 90 países vindos em sua maioria dos EUA, Índia, Nigéria, Argentina, Reino Unido, África do Sul, Canadá, Malásia, França, México, Itália, Brasil, Colômbia, entre outros. A primeira exposição solo em Natal aconteceu em 2015, chamada “A ganância do ouro”, no restaurante Enquanto Seu Lobo Não Vem. Outros espaços gastronômicos e culturais entraram em sua rota a partir daí, como Between Food & Gallery, Bardallos Comida e Arte, e Mahalila Café e Livros. Em 2017 Creaty expôs na Pinacoteca do Estado e na Galeria Newton Navarro, da Funcarte – além das mostras coletivas.

Serviço:
Exposição ‘A Forma do Ser’, por Airton Bruno (Creaty). Abertura sábado, às 20h, no Espaço Cozinha Ecológica.  Onde: Rua Almeida Barreto, 442, Lagoa Nova. 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas