sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Os ventos de agosto

- Publicidade -

Na verdade, os ventos de agosto chegaram mais cedo acompanhando os últimos dias de julho que finda hoje. Pelas ribeiras do Potengi o final da semana o vento tirou as pessoas dos alpendres baixando mais o frio que acontece por estas épocas e balançado com mais força as copas do arvoredo próximo, espantando a passarinhada, derrubando ninhos. Coisas da natureza. O novo mês começa amanhã, dia primeiro de agosto, consagrado a Santo Afonso Maria de Ligório, que tem paróquia em Natal comandada por Monsenhor Lucas. Fica em Capim Macio.

Além dos ventos, agosto também tem uma relação forte com política brasileira, as vezes até tempestuosa. Basta conferir a folhinha da parede e da história: dia 24 de agosto de 1954, o suicídio do presidente Getúlio Vargas; dia 25 de agosto de 1961, renúncia do presidente Jânio Quadros; 22 de agosto de 1976, morte trágica do ex-presidente Juscelino Kubitschek, vítima de um acidente de carro; 13 de agosto de 2016, morte do ex-governador de Pernambuco e candidato a presidente da República, Eduardo Campos, vítima de um acidente de avião. Foi em agosto de 1972 que começou o processo do impeachment do presidente Fernando Collor, que ocorreria no mês seguinte.  E também em agosto, este agora de 2016, aconteceu o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

Por enquanto não há nenhum impeachment em pauta. Só convenções partidárias. No dia 15 o país ficará conhecendo quais serão os candidatos a presidente da República e os estados saberão quais os candidatos a governador. No dia seguinte, então, começará a campanha eleitoral (que na prática já começou, faz é tempo) de cada um deles, agora com comícios, passeatas, essas coisas. Ainda em agosto tem a propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão. Será a partir do dia 30. Ufa!

Por falar em política, andei lendo ontem a coluna de José Simão, na Folha de S. Paulo. Fui anotando suas dicas:

– Procura-se um vice de confiança! O vice de Bolsonaro dever ser o Recruta Zero, a vice do Ciro dever ser a Dercy Gonçalves e a vice de Marina uma samambaia de três metros falando chinês! E a do Alckmin, uma merendeira! Rarará!

– Bolsonaro terá apenas oito segundos de TV. Para apresentar seus projetos para o Brasil, dá tempo e ainda sobram oito segundos! Rarará! Oito segundos: “Meu nome é Bolsonaro”. Oito segundos: “Saúde! Dá uma arma pra cada um”. “Educação! Dá uma arma pra cada um! ”. “Emprego! Dá uma arma pra um! ”. Rarará!

– E a Marina parece a Copa do Mundo? Só aparece de quatro em quatro anos! Aliás, parece o Brasil na Copa do Mundo: só aparece em quatro anos. E perde! Rarara! ”.

Mais política
De Elio Gaspari em sua coluna de domingo na Folha:

– São muitos os comissários petistas inquietos com a trava que Lula impôs ao partido recusando-se a aceitar um Plano B para a eleição. A trava atrapalha os projetos individuais de petistas que precisam costurar alianças em seus estados.

– O que os comissários parecem não ter percebido é que desde o século passado, quando criou o PT, lula pensa primeiro nele. Depois, novamente nele. Se o Poste perder a eleição, Lula continuará como vítima. Se ganhar, a vitória terá sido dele, e de mais ninguém.

Chuva O final de semana, além dos ventos, foi de chuvinhas. A Emparn registra ocorrências de chuviscos no Agreste e no Litoral: Monte Alegre, 7 milímetros, São Gonçalo do Amarante, 6,2, Parnamirim, 4,5, Canguaretama, 4,3, Natal, 3,9, Goianinha, 3,2.

Desaprovação
O assunto mais falado e comentado, antes e depois da Procissão de Sant’Ana, domingo em Caicó, foi a pesquisa da Certus/Fiern, divulgada naquele dia, apontando que 80,92% dos norte-rio-grandenses desaprovam o governo de Robinson Faria.

É o índice de desaprovação mais alta registrada na história potiguar derna do tempo de Mascarenhas Homem.

Segundo a pesquisa, o governo Robinson Faria teve apenas 13,55% de aprovação.

Abono
Começou quarta-feira da semana passada o pagamento do abono salarial PIS-PASEP, referente ao ano   base de 2017. O PIS, atende aos trabalhadores da iniciativa privada nascidos no mês de julho. O Pasep refere-se aos servidores públicos com final de inscrição 0.

Paga-se o PIS e o PASEP, mas o governo do Rio Grande do Norte ainda não fechou o 13º salário dos servidores estaduais referente ao ano passado.

É o atraso que vai continuando

Teatro
Notícia boa nos chega de São Paulo:  a editora Nova Fronteira vai publicar toda a obra teatral de Ariano Suassuna.  São quatro volumes, cada um dedicado a um gênero de teatro. Ainda não tem dará para o lançamento.

História
O historiado francês Roger Chartier fara amanhã, no auditório Professor Otto Guerra, da Reitoria da UFRN, uma conferência sobre o tema “História Pública e Democracia: o passado no presente”.

Trata-se da aula inauguração do Programa de Pós-Graduação em Educação e está incluída na programação dos 60 anos da UFRN. A partir das 9 horas.

Jornal
O Estado de S. Paulo foi escolhido o melhor jornal do País na 31ª edição do Prêmio Veículos de Comunicação, realizada pela Revista Propaganda, da Editora Referência. O tema do ano foi “Credibilidade x Fake News”. Os finalistas foram indicados por profissionais da mídia das principais agências.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas