sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Otto respira Kafka em disco

- Publicidade -

Michelle Ferret

Inspirado em Kafka e embriagado de saudade, o quarto disco da carreira do compositor Otto intitulado “Certa Manhã acordei de sonhos intranquilos”, veio com fôlego e a dose certa de poesia.

Com sua veia percussiva e a força orgânica fundamental para qualquer artista, o disco traz dez canções primorosas. “Leite”, “Meu Mundo”, “6 Minutos”, “Filha”, “Lágrimas Negras” e “Saudade” compõem a seqüência lineada de melancolia. Com exceção de “Janaína” que traz a atmosfera das comemorações do dia dois de fevereiro no Rio Vermelho em Salvador, o restante das músicas é feito de densa poesia, dor e muito sentimento de perda, quando flores nascem num quarto escuro e na mesa falta alguém. Esse alguém era Jacó do Bandolim, pai de Sérgio Bittencourt, autor da canção. Por sinal esse é um presente de Otto.

O disco ainda não foi lançado no Brasil, “só lá fora”, como afirmou Otto. Enquanto não chega nas lojas e becos brasileiros os amantes de Otto encontram as canções no mar aberto da internet.

Como não pode deixar de ser, Otto convidou para o disco artistas importantes. Quando Céu divide a voz em “Leite” e Julieta Venegas em “Lágrimas Negras”, canção de Caetano Veloso. “Na frente do cortejo/O meu beijo/Forte como o aço/Meu abraço/São poços de petróleo/A luz negra dos seus olhos/Lágrimas negras /Caem, saem, dóem…”. Lirinha (Cordel do Fogo Encantado) chega junto cantando e assinando a autoria do poema na canção “Meu Mundo”, derramando o desejo e o tempo numa das canções mais lindas do disco. “O desejo é um tempo parado/É quando se trocam as datas dos bichos e das flores/É quando se aumenta a rachadura da velha parede/É quando se vira a folha, a fruta, a história/É quando se pinta um fio branco na cabeleira preta/É quando se endurece o rastro de um sorriso no grito dos olhos”.

Mesmo sendo carregado desse sentimento de perda e dor, como quis também Tom Zé no seu primeiríssimo “Se o Caso é Chorar”, a inteligência de Otto fez girar um dos discos mais leves da música atualmente.

Depois de “Samba pra Burro”, “Condom Black” e “Sem Gravidade”, Otto volta a apostar nos riffs do experimentalismo da guitarra de Catatau – grande músico e com um sólido trabalho no Cidadão Instigado – trazendo também o ritmo de Pupilo – baterista do Nação Zumbi.

Por toda essa poesia derramada e pela criatividade nos arranjos – quando Otto utilizou arranjos de corda e percussão – “Certa Manhã acordei de sonhos intranquilos” é uma das gratas surpresas nas redes armadas nos dias de hoje. Poesia, harmonia, solidão, Kafka e boas doses de saudade. Uma equação deliciosa para os dias de chuva, de calor e por todos os passos nessa vida fria. Poderia se chamar “Canções para acalentar a solidão”.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas