sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Outras palavras

- Publicidade -

Lydia Medeiros

A defesa enfática que Fernando Henrique Cardoso fez da Lava-Jato, em vídeo divulgado ontem nas redes sociais, mostra o tamanho da crise no PSDB. A fala do ex-presidente foi didática, dirigida às pessoas comuns, que hoje desconfiam da política e não acreditam em quem está no poder. Os maiores nomes entre os tucanos estão envolvidos no escândalo, e FH sabe que não terão mais espaço depois de 2018. Em outro vídeo recente, ele abordou temas que atraem a nova geração, como maior participação popular nas decisões de governos e do Congresso, e o fim do voto obrigatório. Fernando Henrique virou a página.

Estado de espírito

Michel Temer começou a rezar em público. Ao encerrar um discurso em São José do Rio Preto (SP), semana passada, adotou um tom bíblico: “Está alguém entre vós triste, orai. Está alguém entre vós alegre, cantai louvores. Eu quero cantar louvores.”

Previsões

Em almoço oferecido pelo líder do PTB, Jovair Arantes (foto), à bancada, o presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, fez previsões para 2018 diante da Lava Jato. Disse que Lula tem vaga no segundo turno, mas só ganhará se os concorrentes forem “muito ruins”. E confirmou: há espaço para os outsiders. Ele estimou que Temer não chegaria a 3% dos votos, e que Henrique Meirelles teria dificuldades: “Ele não sorri.” Em relação ao PT, considerou que, em 2018, só se elegerão pela sigla candidatos com eleitorado fiel. Em outras palavras, o partido não será responsável pela eleição de ninguém.

Calculadora

A parlamentares que visitam Bruno Araújo (Cidades) à procura de recursos, o ministro tem repetido um argumento infalível para dizer não. Explica que a soma dos contratos firmados com governadores e prefeitos pelo governo Dilma é equivalente a 71 anos do orçamento de 2016.

Novos desafios

O PSDB quer concorrer à presidência da UNE, ocupada há 13 anos pelo PCdoB. É a primeira vez que o partido tenta se articular nacionalmente para a disputa. Para o presidente da Juventude do PSDB, Henrique Vale, a decisão reflete a prioridade que a organização está dando a militantes mais jovens e ligados ao movimento estudantil. A fase é de eleição de delegados, em todo o país, e de formação de alianças em torno da principal bandeira do partido, eleições diretas para a diretoria da UNE. A eleição acontece em junho.

Comandante

Apelidado de novo líder da oposição nos corredores do Senado, Renan Calheiros (PMDB) deu até orientações a Randolfe Rodrigues (Rede) sobre como combater a proposta de terceirização. Renan deu dica ao colega sobre como deveria apresentar questão de ordem ao presidente da Casa, Eunício Oliveira (PMDB).

Em casa

O Ministério Público endossa pedido do presidente do TCE do Rio, Aloysio Neves, por prisão domiciliar. Preso ontem na Operação O Quinto do Ouro, ele alega questões de saúde.

Cantinho do Moreno

Harvard e, eu diria, o mundo não serão os mesmos depois do “Brazil Conference”, patrocinado por Jorge Lemann e que vai reunir agora, dias 7 e 8, de Dilma a Sérgio Moro, e de Cármen Lúcia a Gisele Bündchen. Eis, além desses, alguns outros participantes: Marina Silva, José Eduardo Cardoso, Gilmar Mendes, Olavo de Carvalho, Janaína Lima, Arminio Fraga, Luciano Huck, Gilberto Gil, Yamandu Costa, Ayres Britto, Beltrame, Wagner Moura, Deltan Dallagnol, ACM Neto e Roberto Barroso.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas