Cookie Consent
Economia
Pão de Açúcar inaugura primeira loja em Natal
Publicado: 00:01:00 - 01/07/2022 Atualizado: 08:50:12 - 01/07/2022
A rede de supermercados Pão de Açúcar inaugurou a primeira loja do segmento premium de varejo alimentar em Natal, nessa quinta-feira (30). O grupo assume o espaço que era operado pelo Extra, no Shopping Midway Mall. A abertura do novo estabelecimento representa um marco de um projeto de investimentos no Rio Grande do Norte, diz a diretora de operações do Pão de Açúcar, Christiane Cruz Citrângulo. Em todo o País, o grupo prevê a reforma de 100 lojas ainda neste segundo semestre de 2022, além da inauguração de 100 novos pontos até 2024.

Magnus Nascimento
Grupo Pão de Açucar assumiu o espaço que era operado pelo Extra, no Shopping Midway Mall. Loja prioriza a experiência do cliente

Grupo Pão de Açucar assumiu o espaço que era operado pelo Extra, no Shopping Midway Mall. Loja prioriza a experiência do cliente


Com a nova unidade, o Pão de Açúcar chega a 23ª loja no Nordeste e expande a atuação para 13 Estados do Brasil, que conta com 180 estabelecimentos. No Nordeste, a rede está presente nos Estados do Ceará, Bahia, Pernambuco, Piauí, Paraíba, Sergipe e, agora, Rio Grande do Norte. Christiane Citrângulo diz que a inauguração da marca em Natal é um importante passo para que o grupo tenha a oportunidade de conhecer a “vizinhança”, o que pode viabilizar a inclusão do Estado no plano de expansão para os próximos dois anos.

No total, foram gerados cerca de 150 postos de emprego, entre diretos, indiretos e terceirizados, incluindo a mão de obra que trabalhava na antiga operação do supermercado Extra. A unidade de Natal já funciona no modelo Geração 7 (G7), um novo padrão de fluxo de atendimentos, que prioriza a experiência do cliente e redesenha a maneira de consumo, com diversos espaços de convivência. Ao entrar no supermercado, o cliente logo tem acesso à seção de frutas, verduras, legumes, além de alimentos naturais frescos e orgânicos.

Os ambientes de convivência oferecem ainda padaria, com produtos de fabricação exclusiva de salgados e doces; Espaço Café, que disponibiliza pratos rápidos, como tapiocas, sopas e omeletes para consumo no local; e Espaço Sushi, com opções de alimentos da cultura gastronômica japonesa de fabricação própria, com descontos de 20% nos fins de semana. Como referência na categoria de bebidas alcoólicas, o Pão de Açúcar traz uma adega com rótulos especiais de vinhos e cervejas, que têm a curadoria do sommelier Carlos Cabral. Outra novidade é o Espaço Pet, que foi ampliado com diversas opções de produtos. A loja tem mais de 2800 m² de área de vendas. O programa de fidelidade, o Pão de Açúcar Mais, tem atualmente mais de 8 milhões de cadastrados. 

“O Nordeste tem grande importância para o Pão de Açúcar, e o Rio Grande do Norte, especialmente a cidade de Natal, é bastante estratégico pela sua localidade e perfil de clientes, além de ser uma grande felicidade podermos fazer parte da história de uma cidade tão importante para a região”, afirma Christiane Cruz.

Magnus Nascimento


Entrevista - Christiane Citrângulo 

O que representa a chegada da marca ao nosso Estado?

A gente está muito feliz. O Pão de Açúcar tem 63 anos e agora a gente chega a 23 lojas no Nordeste, com a primeiríssima em Natal. Temos um modelo específico, nós somos uma bandeira diferenciada, líder no seu ramo de atuação, e estamos trazendo para Natal tudo que a gente aprendeu ao longo desses anos.

O Pão de Açúcar passou a adotar o padrão de fluxo de atendimento Geração 7. Que conceito é esse?

É uma loja que destaca muito a experiência de compra do cliente na área de perecíveis. Você entra na loja, já chega nas frutas, já vê um jogo de cores, um cacau fresco, tâmaras, todo tipo de frutas, frutas que não são comuns porque a gente quer oferecer uma experiência diferente. A pessoa vai chegar, vai ver o FLV (frutas, legumes e verduras), nossa área com frutas cortadas, banca de orgânicos, Espaço Sushi, padaria, café, etc. Então, a pessoa consegue pegar tudo aquilo que é fresco, para o dia a dia, aqui. Além de carnes, uma peixaria, que é fantástica.
O Pão de Açúcar prevê abertura de 100 lojas da marca até 2024. Quais são as expectativas para este ano?

Nós começamos agora no finalzinho de maio, início de junho, a nos concentrar em todas as reformas. Isso vai exigir um esforço muito grande nosso. Temos 180 lojas e a ideia é transformar essas 100 lojas das reformas no modelo que a gente tem hoje aqui em Natal. E além disso, teremos mais 100 lojas até 2024. Então, até lá serão 280 lojas, pelo menos.

Há projetos de expansão para Natal e Região Metropolitana?

Como serão mais 100 novas lojas, nós estamos fazendo prospecções de pontos e, obviamente, que a gente começa a entender a população de cada cidade para saber a concentração do público que a gente tem. Por isso que essa inauguração aqui em Natal é tão importante.

As vendas em supermercados subiram 4,2% em abril, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Isso ocorre mesmo com a inflação e perda do poder de compra da população. Como o Pão de Açúcar analisa o consumo? A tendência é que as vendas sigam crescendo?

A gente atua em um segmento um pouco mais específico, que a gente chama de segmento premium. Nossas lojas estão concentradas onde existe a frequência forte do público A/B, mas a gente tem para todos os gostos, marcas acessíveis. A gente ganha participação nesse mercado, isso é interessante. Significa que a gente cresce acima da média. 

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte