sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

PAC faz país superar crescimento

- Publicidade -

EVENTO - Meirelles fez palestra para cerca de cem pessoas durante o Fórum Brasil 2007 em LisboaLisboa – Pela primeira vez, o presidente do Banco Central (BC), Henrique  Meirelles, manifestou-se publicamente sobre o impacto que o Programa de Aceleração  do Crescimento (PAC) pode ter na economia brasileira. Segundo ele, o Produto  Interno Bruto (PIB) tem condições de crescer mais este ano do que a previsão  elaborada pelo BC em seu Relatório de Inflação de dezembro, de 3,8%.   “A previsão do BC para o crescimento do PIB em 2007 foi elaborada antes do PAC”,  ressaltou. Meirelles disse também que o PIB poderá crescer numa taxa duas vezes  maior à média registrada entre 1999 e 2003, de 1,8%. 

A avaliação foi expressa numa palestra para cerca de cem pessoas durante o Fórum  Brasil 2007, realizado ontem pela Fundação Luso Brasileira, em Lisboa. No evento,  Meirelles voltou a tratar da polêmica envolvendo a taxa de câmbio. Ele disse  que “felizmente ou infelizmente, o BC não tem meta para o câmbio”. Questionado  sobre essa declaração, ele explicou que não estava fazendo “juízo de valor”.    “Tudo depende do ponto de vista de cada um”, afirmou. “O que eu salientei é  que os fluxos comerciais com o Brasil têm sido os grandes responsáveis pela  evolução da taxa de câmbio.” Ele enfatizou que a cotação atual do real está  muito próxima de sua média histórica calculada diante de uma cesta de 15 moedas  estrangeiras.  Ele também apresentou uma defesa enfática da política monetária. Munido de gráficos,  disse que o BC, ao controlar com sucesso a inflação e reduzir a instabilidade  financeira, tem dado uma contribuição fundamental para que o Brasil possa crescer  mais e de forma sustentável.  

Após o evento, ele disse que não se considera pressionado diante  das críticas . “O que sinto é que, na medida em que a estabilidade econômica  se consolidou, a ansiedade para o País crescer mais, para uma redução maior  dos juros, aumentou”, observou. “É normal, mas compete ao BC cumprir sua função  determinada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e ele tem feito isso.”   Ele evitou comentar os rumores que circularam no início desta semana de que  estaria demissionário. Mas, diante da insistência dos jornalistas, disse que  não “houve nada nesse sentido”. Meirelles disse que pesquisas de opinião mostram  que o combate à inflação conta com o respaldo da sociedade brasileira.  

O presidente do BC disse que concorda com as recentes declarações do presidente  Luiz Inácio Lula da Silva e de outros integrantes do governo sobre a importância  do aumento da demanda doméstica para o crescimento do País. “Concordo totalmente  que a demanda está crescendo em função, principalmente, do aumento da massa  salarial e do emprego, e isso é muito positivo”, disse. “O Brasil está fazendo  um grande trabalho para o aumento da oferta através do PAC.”

Lula defende BC dos ataques dos petistas

A menos de 24 horas da reunião do Diretório  Nacional do PT que poderá discutir, hoje, uma resolução política de crítica  frontal à política monetária do Banco Central (BC), o presidente Luiz Inácio  Lula da Silva defendeu, sem mencionar o nome, o presidente da instituição, Henrique  Meirelles. Lula lembrou a crise do PT em 2005 e 2006 e pediu “juízo” aos petistas.  

O presidente repudiou os “pessimistas”que criticam a política marcada por juros  altos e câmbio valorizado – principais alvos dos ataques dos petistas que pedem  a saída de Meirelles – e citou números para dizer que o País nunca viveu momento  tão bom na área. Ele afirmou que pretende viajar pelo Brasil para difundir o  Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e difundir o otimismo.

“Acho que é um bom momento para o PT”, disse o presidente, em entrevista após  solenidade que marcou o início da produção comercial de gás natural do Projeto  Manati, na Bahia. “Olhem, tomem juízo e sejam o partido grande que nós queremos  que sejam.” Em crítica velada aos petistas que, em documentos internos, atacaram a política  monetária, Lula afirmou que a taxa básica de juros cai há nove meses seguidos  e declarou que o câmbio será ajustado. Ele chegou a dizer que as pessoas querem  mágicas que só duram “enquanto o palhaço está no circo”.  

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas