quarta-feira, 24 de abril, 2024
29.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Pacientes de Manaus transferidos para tratamento de covid-19 em Natal recebem alta

- Publicidade -
Sete pacientes de Manaus (AM) que estavam internados no Hospital de Campanha de Natal para tratar a covid-19 receberam alta na tarde desta quarta-feira (27). Na saída, os pacientes foram aplaudidos pelos funcionários do Hospital. Dona Maria Margarida César Filho, de 66 anos, estava emocionada e ansiosa para retornar ao Amazonas. “Me sinto muito bem, graças a Deus. É muita alegria, muita emoção voltar para perto da minha família”, contou dona Maria, que antes de seguir para o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, conheceu o mar da Via Costeira acompanhada dos outros pacientes.
Após a alta médica, eles ainda foram levados para a praia
Tainá Menezes, de 24 anos, também falou da emoção de vencer a doença e voltar à terra natal. “Só tenho a agradecer à equipe técnica daqui, que foi maravilhosa. Agora é rever a família e voltar para o berço”, disse.
Todos os pacientes devem embarcar para Manaus à noite. Três deles irão pegar o avião às 18h. Os outros 4, viajarão às 20h. Nesta quarta, receberam alta dois homens e cinco mulheres, de um total de 29 que foram transferidos na semana passada de Manaus para o Rio Grande do Norte. Os pacientes têm idades entre 23 e 66 anos. A transferência para Natal aconteceu após o colapso no sistema de saúde da capital amazonense, que culminou com o aumento de mortes no estado da região Norte do País.
Para o diretor do Hospital de Campanha de Natal, Saliciano Lima, o processo de recuperação dos sete após a chegada à capital potiguar é considerado satisfatório. “Todos os pacientes que estão recebendo alta hoje têm uma média de 6 dias de internação aqui em Natal. Considerando que são pacientes que estiveram em estado grave, com necessidade de alto fluxo de oxigênio, nós dizemos que é algo bastante satisfatório”, avaliou o médico.
Transferências
Um total de 41 pacientes foi transferido de Manaus para o Rio Grande do Norte por causa do colapso no sistema de saúde da capital amazonense. Parte chegou ao RN na última quarta-feira, por volta das 20h30. O grupo foi acompanhado, na ocasião pelo prefeito Álvaro Dias e pelo secretário, George Antunes, do aeroporto até o Hospital de Campanha, na Via Costeira.
Para o retorno dos sete pacientes na noite de hoje, as despesas serão custeadas pelo Governo do Amazonas e pelo Ministério da Saúde. A SMS Natal realizou o traslado dos pacientes para o Aeroporto Aluísio Alves, em São Gonçalo do Amarante.

Veja vídeo:




- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas