sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Pagamento de atrasados

- Publicidade -

A advogada Tatiana Mendes Cunha, que foi chefe do Gabinete Civil, obteve uma decisão liminar na qual o juiz determinou que ela receba salários  de secretária em atraso, referentes aos meses de novembro, dezembro e décimo terceiro de 2018. O juiz manda o estado pagar os atrasados à ex-secretária, que também é procuradora aposentada da Assembleia Legislativa, categoria com remuneração na faixa de desembargador do Tribunal do Justiça, o teto do funcionalismo público estadual. Quando auxiliava o governador Robinson Faria, nas reuniões com sindicalistas, a então chefe do Gabinete Civil apontava a crise financeira do Estado como motivo para atraso no pagamento de pessoal. Agora muitos representantes de sindicatos de servidores que participaram destas reuniões estão perplexos com a inciativa que ela teve de ir à Justiça para receber os atrasados.

Justificativa do pedido
A ex-chefe do Gabinete Civil divulgou ontem uma nota sobre a decisão na qual foi beneficiada. Disse saber que a ação judicial teria “enorme repercussão”. “Promovi uma ação judicial para receber a remuneração que me é devida, pelo trabalho que desenvolvi como secretária-ghefe do Gabinete Civil do Governo do Estado”, afirmou. “Foi a quebra da ordem cronológica que me motivou”, acrescentou Tatiana Mendes Cunha.

Agripino na 1ª instância
O ministro do Supremo Tribunal Luís Roberto Barroso enviou para a primeira instância da Justiça Federal uma ação penal com acusações contra o ex-senador José Agripino Maia (DEM). A ação penal envolve suspeitas de desvios de dinheiro público na construção da Arena das Dunas, em Natal, investigação que é desdobramento da Operação Lava Jato. Segundo Roberto Barroso, trata-se de senador não reeleito, “razão pela qual não subsiste a prerrogativa de foro perante o Supremo”. Com isso, processo deve ter continuidade em uma Vara Criminal da Justiça Federal do Rio Grande do Norte. O ministro afirma que devem ser coletadas provas e ouvidas testemunhas e, ao final, Agripino poderá ser considerado culpado ou inocente. 

Diminuição de estatais
O ministro da Economia, Paulo Guedes, destacou, durante reunião com governadores, que para melhorar a situação fiscal da União e dos Estados é preciso diminuir o número de estatais. O relato foi feito pelo jornalista Hamilton Ferrari, do jornal Correio Braziliense. “No caso do governo federal, ele citou a abertamente a possibilidade de juntar o Banco do Nordeste com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)”, informou o jornalista. 

União contra colapso
O deputado Tomba Farias (PSDB) afirmou que a Assembleia Legislativa precisa estar unida em busca de solução para que o Rio Grande do Norte não entre em colapso. Ele alertou que a greve dos servidores da Saúde compromete o atendimento dos hospitais. No Walfredo Gurgel, faltam medicamentos e os exames estão reduzidos. “Essa situação é preocupante. O Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim, também enfrenta dificuldades. Só tem prioridade os idosos acima de 65 anos. Como fica quem tem problema de infecção ou fratura?”, questionou Tomba.

Convocação do secretário
O secretário estadual de Saúde Pública, Cipriano Maia, foi convocado, pela Assembleia Legislativa, para falar sobre a situação dos hospitais regionais do Estado e a suspensão de exames de rotina para pacientes na UTI e enfermarias do Walfredo Gurgel. “É muito grave essa situação. A minha preocupação é não deixar esse povo sem atendimento no interior. Sem contar que estão mandando pacientes para Natal e Mossoró. Está faltando entrosamento, se o Estado não tem condições é preciso discutir. Soube, há alguns dias, que alguns comerciantes estavam ajudando os pacientes a comprarem itens para fazer pequenas cirurgias porque a burocracia é grande e o estado demora a resolver essa situação”, disse Nelter Queiroz, ao informar, no plenário da Assembleia sobre a convocação do secretário.

Voto secreto
O deputado estadual Sandro Pimentel (PSOL) defendeu o fim do voto secreto na Assembleia Legislativa. Ele disse que vai apresentar um projeto de lei para acabar com votações secretas. “Não consigo conceber que ainda existem votações secretas. Devemos satisfação à sociedade, é assim que enxergo, mas respeito quem vê esta situação de forma diferente”, disse.

Acesso sem iluminação
O presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB), informou ontem que pediu ao governo celeridade na instalação da iluminação pública na estrada que liga o aeroporto à BR-304. “A rodovia, cujo objetivo principal é o de reduzir o trajeto até o aeroporto internacional e desafogar o trânsito na capital foi entregue no ano passado, mas necessita de iluminação e sinalização vertical e horizontal”, justifica Ezequiel Ferreira.

Confiança na retomada
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) potiguar, em fevereiro, foi para 63,5 pontos, revelando que os empresários potiguares estão confiantes (valores acima de 50 pontos indicam confiança). O levantamento é da Fiern.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas