sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Pagando o tributo

- Publicidade -

A propósito do comentário de abertura da coluna, ontem, quando abordei a presença do América na Série A e a polêmica em torno de ser vantagem ou desvantagem estar no grupo de elite do Campeonato Brasileiro, recebi alguns e-mails repercutindo assunto tão discutível. Dos e-mails, extraí o mais claro na defesa do ponto de vista do leitor, Hélio de Castro Souto. Apesar de torcedor do América, e de ter ficado feliz quando a equipe chegou ao grupo de elite, confessa que, hoje, sente uma certa frustração que se aproxima às vezes de decepção. Diz que está longe de culpar os dirigentes rubros, porque sabe que fazer futebol profissional é uma atividade caríssima e difícil de administrar. “Não gostaria de estar na pele de Gustavo de Carvalho e sua equipe, e acho até que eles não conseguem dormir bem”, frisa o leitor.

Pagando (2)

Na opinião dos internautas, há uma certa dose de masoquismo quando dirigentes gastam até o último centavo do clube na luta para chegar à Série A. Alguns, chegam ao ponto de se desfazer de parte do patrimônio da agremiação, contanto que possa dar ao torcedor ávido por ver seu clube lá no alto, a satisfação e o orgulho de bater “nos peitos” e dizer que seu clube é da Série A, como fazem os americanos, hoje”, conclui Hélio de Castro.

Acostumado

Curiosa a presença do Cruzeiro em Natal. O torcedor americano não pode chegar ao ponto de dizer que o clube estrelado é um velho freguês do América. O que ocorre é que o chamado clube “raposa” já foi derrotado pelo América jogando em Natal e no Mineirão, os dois  jogos pela Série A, até porque o time mineiro nunca desceu à Série B. Teve altos e baixos, porém sempre firme aí no meio dos grandes. Numa das derrotas o goleirão era Dida, astro do Milan.

Sub 20

Com a vitória do Alecrim diante do Upanema pelo placar elástico de 6×0, ontem no “Juvenal Lamartine”, o Verdão vai esperar o resultado do segundo jogo ABC x América, que ocorre esta tarde no Maria Lamas. O vencedor dessa partida vai enfrentar o Alecrim, embalado pelo resultado de ontem.

Confiança

Como o tempo passa depressa – dizem os estudiosos, já se vão cinco anos da última vez em que ABC e Confiança se enfrentaram. Foi jogo valendo o antigo Campeonato do Nordeste, dia 27/01/2003, no Machadão, ABC 3×2, com gols do ABC, de Montanha, Fábio Lopes e Airton, Edil e Neto (C).

Quem é quem

A A.D. Confiança, adversária do ABC amanhã, foi fundada em maio de 1936, o clube tem alguns títulos estaduais,  suas cores são azul e branca. O Confiança jamais derrotou o ABC em jogos oficiais. O clube nunca participou da Série A, desde quando a CBF elitizou o grupo que entraria na elite.

Mistério

Nivelado como está o futebol brasileiro, sem que se vislumbre algum fora de série em qualquer das equipes que disputam as séries A, B ou C, fica difícil entender como o América FC “consegue” sofrer tantas derrotas seguidas, como jamais se viu desde sua participação nos Brasileiros, vem segurando a lanterna em rodadas seguidas, com a pior defesa e o ataque menos produtivo. 

Mistério (2)

O sucesso do Vasco da Gama é bem um exemplo de que não é necessário ter um elenco refinado para estar longe da zona de rebaixamento. Além do goleiro Silvio Luiz, que foi titular do São Caetano durante anos seguidos, e um pouco Amaral e Leandro Amaral, quem já viu Vilson, Júlio Santos, Perdigão, Conca, Enilton, Alan Kardec receber elogios rasgados de algum medalhão da imprensa?

Dúvida

Basta qualquer transmissão de jogo do América, para se ouvir críticas ao preparo físico da equipe, geralmente dando a impressão de que “faltam pernas” para um melhor rendimento dos jogadores na segunda fase do jogo. Apesar da insistência dessas reclamações, mesmo assim ninguém ouve qualquer entrevista com o físicultor. Qual a explicação?

Encarar

O Cruzeiro é um time comum, apesar de possuir um dos melhores ataques da Série A, tendo marcado 39 gols (o América tem apenas 15, menos da metade). Ocupa a 4a. colocação com 29 pontos, dá para o América encarar e sair dessa fase terrível.

Curto e grosso

Estou lendo no coleguinha Marcos Santos, no “Jornal de Fato”, que o site do Potiguar entrou pesado nos jogadores do clube, que disputaram a Série C. Este é o texto: “a maioria dos jogadores que disputaram a Série C e foram eliminados de forma vergonhosa…”  Mais direto, impossível.

Maranhão 

Amanhã, no caderno de Esportes, focalizo a figura do craque amável e companheiro, falecido domingo.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas