quinta-feira, 28 de março, 2024
27.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Pais buscam alternativas para evitar filas nas escolas

- Publicidade -

ATHENEU - A fila de espera tem exigido paciência dos pais

þNa tentativa de garantir a matrícula em uma escola pública de referência, crianças de colo, idosos e até portadores de deficiência são utilizados para “furar” as gigantescas filas e sensibilizar os diretores com o intuito de facilitar e acelerar o atendimento.

Com uma criança recém-nascida nos braços e uma expressão de alívio estampada no rosto, a dona-de-casa Maria Oneide Nascimento de Lima,  38 anos, conseguiu efetuar a matrícula da filha mais velha, no 1° ano do ensino médio da Escola Estadual Atheneu Norte-riograndense, antes da distribuição das fichas. “Trouxe minha filhinha porque não tinha com quem deixar. Moro no Parque das Dunas, na zona Norte, e precisei chegar aqui às 4h da manhã para garantir a vaga. Só fiz esse esforço porque não posso pagar uma escola particular e o Atheneu é tido como o melhor colégio da cidade”, disse.

O fato revoltou Antônia Selma que, também, chegou cedo ao colégio para tentar matricular a filha no período da tarde e não conseguiu ser atendida porque as fichas para matrículas só seriam distribuídas no turno vespertino.

“Peguei o primeiro ônibus de Parnamirim para chegar às 6h e agora vou ter que passar o dia para não perder a vaga para o meu filho”, reclamou Antônia.

Segundo Maria Lúcia Dias, membro da comissão de intervenção que dirige o colégio Atheneu, a procura para o ensino médio é grande, mas apenas 100 vagas estão sendo disponibilizadas para todas as turmas da escola. “Estamos recebendo poucos alunos novatos devido à acomodação dos que já eram da casa e dos que foram encaminhados por outras escolas. A grande procura se deve à qualidade do ensino oferecido e para mantermos esse padrão precisamos, dentre vários procedimentos, obedecer a recomendação da Lei de Diretrizes Básicas (LDB) que recomenda o máximo de 45 alunos por turma”,  disse Lúcia Dias.

om relação ao problema das filas, Lúcia Dias explicou que não podia deixar de dar a devida atenção ao público que goza de certos direitos como: gestantes, idosos e deficientes.

Auxiliadora Albano, Subcoordenadora da Organização e Inspeção Escolar da Secretaria Estadual de Educação, orienta os pais para procurarem vagas nas escolas que ficam próximas da residência. Caso o aluno precise se deslocar para outro bairro, o transporte será providenciado.

A TRIBUNA DO NORTE constatou que entre as grandes escolas, ainda há uma pequena disponibilidade de vagas para o ensino médio no Anísio Teixeira, Padre Miguelinho e Floriano Cavalcanti.

Maria Imaculada dos Santos Bezerra, diretora do Winston Churchill, informa que a escola só tem vaga disponível para o período noturno.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas