quinta-feira, 28 de março, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Pan cria clima favorável para a educação física escolar

- Publicidade -

MARCELO JABU - Pan é oportunidade para divulgar a educação física

A idéia é que a educação física ganhe um espaço fixo para a discussão sobre a área nas escolas. No século XXI, em meio à correria do dia-a-dia e o estresse causado por diversos fatores, a busca por uma melhor qualidade de vida se tornou constante. Uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas são hábitos cada vez mais essenciais. A escola pode ser uma motivadora dessas atitudes por meio da disciplina de educação física e os eventos esportivos, um ensejo para que os educadores incentivem os alunos a se exercitarem regularmente.  Em ano de Pan-Americano os esportes ficam em evidência mais do que nunca, principalmente pela grande divulgação da mídia sobre os jogos. O espetáculo apresentado pelos meios de comunicação cria um clima favorável para a prática de esportes.

Talvez essa seja a hora certa para desenvolver projetos interdisciplinares que envolvam a questão corporal com as outras matérias. Marcelo Jabu, educador físico e palestrante do Programa de Formação de Professores do Pueri Domus Escolas Associadas, considera que o Pan é uma oportunidade de ouro, já que é possível sistematizar uma prática de pesquisa cotidiana sobre o tema. “Há uma fonte inesgotável de objetos de ensino/aprendizagem, seja em relação à economia, política ou alimentação. Hoje, você abre um jornal ou acessa um portal e sempre encontra alguma reportagem relacionada ao assunto”, acredita Jabu.  

 As instituições podem aproveitar o gancho dos jogos para incentivar a realização de exercícios por meio de ações diferenciadas e adaptadas. Essa é uma maneira dos alunos conhecerem a gama que existe de modalidades esportivas, como arco e flecha, canoagem, salto em altura, corrida de velocidade e tênis. “O professor pode simular situações para que os alunos experimentem alguns esportes. As atividades adaptadas permitem que a criança estabeleça uma relação com o que ela assiste na televisão e pratica na escola”, afirma Jabu. A idéia é também utilizar o evento para debater questões teóricas sobre a importância dos exercícios e abrir um espaço permanente para a educação física escolar.

A educação física é a única representante corporal na escola e, por isso o seu papel é de extrema importância. Saúde, cidadania e inclusão social fazem parte dessa disciplina, que tem como objetivo despertar na criança o interesse e o gosto por exercícios, contribuindo para o desenvolvimento global. “A população de baixa renda que freqüenta as escolas públicas, tem na educação física a única oportunidade de prática corporal.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas