quinta-feira, 25 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Pancadas e melodias autorais

- Publicidade -

Ramon Ribeiro
Repórter

Com mais de 10 anos de estrada e conhecido pelo seu trabalho de percussão ao lado de artistas importantes como Khrystal, Xangai, Cátia de França e Joyce, o músico potiguar Sami Tarik gravou ao longo de 2016 seu primeiro álbum solo. Intitulado “Executivo do Pandeiro”, o novo trabalho será visto ao vivo na próxima quarta-feira (28), a partir das 19h30, em show no IFRN Campus Central, com entrada gratuita e distribuição do disco para todos.
Artista vai além do pandeiro e mostra versatilidade como cantor, compositor e multiinstrumentista
Natural de Assu, Sami mistura em suas músicas ritmos nordestinos, principalmente percussivos, com letras que tratam de saudade, revolta, humor, amor entre outros anseios. O disco traz dez faixas e revela o lado compositor dele. Os arranjos transitam entre o erudito, popular e experimental.

O show vai contar com a presença de artistas que chegaram a gravar músicas compostas por Tarik, como Khrystal e Humberto Luiz. Além deles, também participam Ricardo Baya, Carol Benigno, Silvia Sol e Airton Guimarães.

Algumas músicas foram compostas no período em que o artista morou dois anos entre o Oriente Médio, Europa e África, como “Executivo do Pandeiro”, canção que nomeia o disco. “Criei essa música quando estava no Catar, um lugar de muitos business. O músico era uma pessoa sem muito prestígio. Então nos lugares eu comecei a me apresentar como executivo do pandeiro, isso falando em inglês. Passei a incorporar esse personagem lá”, comenta Sami. “A letra mostra a situação do músico. Enquanto fazemos o povo dançar, existe muito trabalho por trás que o povo não sabe”. A música faz parte do repertório de Khrystal, chegou a apresentá-la em show na virada cultural de SP neste ano.

Além do pandeiro, na apresentação Tarik vai comandar os vocais e transitar por outros instrumentos, como violão, percussão e bateria, mostrando sua versatilidade – o artista também integrou diversos projetos instrumentais, como o Kizambe e Café do Vento. Na apresentação também haverá espaço para versões de músicas de artistas que o potiguar admira, como Milton Nascimento e Genival Lacerda.

A direção artística do espetáculo é de Rogério Ferraz e segue a linha da arte feita para a capa do disco. “A ideia é mostrar no palco uma grande sucata para ser aproveitada. Alguns dos objetos serão usados inclusive para percussão”, diz Sami. Também haverá intervenção das bailarinas Nuriel El Nur, Silvia Alves e Ariadna, que levam para o palco números de dança do ventre e danças urbanas.

Na ocasião também será exibido pela primeira vez o curta “O Tempo e a Criança”, dirigido por Carito Cavalcanti. Baseado em música homônima que está no disco, o filme visita a infância de Sami, em Açu, para mostrar através de metáforas a riqueza artística do músico.

O CD e o show de lançamento contam com patrocínio da Potiguar Turismo, por meio da Lei Djalma Maranhão da Prefeitura Municipal de Natal. Depois show de lançamento do disco, Sami Tarik planeja apresentações em outros estados. Em Natal, ele segue agenda com os projetos “Qu4tro”, “Baião de Dois” e “Humberto Luiz Trio”.

Serviço
Lançamento do disco “Executivo do Pandeiro”, de Sami Tarik. Dia 28, às 19h30, no IFRN Central (Av. Sen. Salgado Filho, 1559, Lagoa Nova). Entrada gratuita (ingressos serão distribuídos uma hora antes do inicio da apresentação)

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas