Pandemia faz um rombo maior na economia que a Previdência

Publicação: 2020-07-05 00:00:00
A+ A-
Cassiano Arruda Câmara


Antes da votação da Reforma da Previdência se procurava evitar que no Brasil, o número de aposentados fosse maior do que o de segurados na ativa. Bastaram três meses para a para um quadro semelhante se consumar: O número de desempregados passou o de empregados. São 87.7 milhões de trabalhadores sem emprego, número maior do que o de empregados...

Esse quadro foi revelado na última pesquisa do PNAD pelo IBGE. Em março e abril 7.8 milhões de pessoas perderam seus empregos.

Projeto para a área non edificandi de Ponta Negra respeita paisagem

Os arquitetos Luciano Barros e Alexandre Abreu tem um ante projeto para a área “non edificandi” de Ponta Negra, sem comprometer a paisagem. O problema é o Plano Diretor dizer que “FICA EXTINTA” a área non edificandi instituída pelo Decreto  nº 2.236, de 19 de julho de 1970....” Melhor dizer que FICA MANTIDA a área non edificandi que preserva a paisagem, patrimônio da cidade de Natal, com as seguintes exceções... Afinal o importante do Decreto a ser mantido é preservar a paisagem, e parece que não existe ninguém contrário a esse ponto, pelo menos mostrando a cara.

RN tem dois ministros e meio neste governo

Para o prefeito Álvaro Dias, o RN tem dois ministros e meio no Governo Bolsonaro. E assim ele organizou sua agenda em Brasília, onde foi passar o chapéu, buscando apoio com os ministros Rogério Marinho, Fábio Faria e o general Ramos, Chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República.

O general Luiz Eduardo Ramos Batista nasceu no Rio de Janeiro, de uma família oriunda de Timbaúba dos Batistas, no Seridó Potiguar, onde vivem alguns dos seus tios e um monte de primos. E se diz orgulhoso da terra.

Normalidade tem uma regra para cada um pós pandemia

E a volta da normalidade, como fazer de forma gradual e segura? – Atitudes antes comuns, agora ganharam uma outra visão: ir ao cinema, frequentar restaurantes ou malhar na academia, passaram a ter novas implicações, dependendo do que as pessoas fazem. 

Epidemiologistas, médicos intensivistas, infectologistas, pneumologistas e outros profissionais de saúde vão demorar até um ano para voltarem a antigos hábitos.

Paulo Macedo sofre acidente doméstico e fratura o fêmur

Decano do jornalismo social no RN, tendo reinado por mais de 50 anos na segunda página do Diário de Natal, o jornalista Paulo Macedo sofreu um acidente doméstico, na última quarta-feira e fraturou o fêmur. Depois de atendido no pronto socorro do Walfredo Gurgel, foi encaminhado para o Hospital Memorial, onde foi cirurgiado na manhã de sexta-feira. Hoje ele deve iniciar a fase de fisioterapia.

Academia de Letras comemora seis centenários ainda este ano

Depois de um ano marcado pela pandemia, a Academia Norteriograndense de Letras programa a comemoração – no próximo ano -  de seis centenários.

Cinco de nascimento dos acadêmicos: 1 - João Wilson Mendes de Melo; 2 – Veríssimo de Melo; 3 – Oriano de Almeida; 4 – Aluizio Alves; e 5 – Nestor dos Santos Lima.

Um do centenário de morte, do acadêmico Antônio Glicério.

Maior banco de imagens do RN tem 30 anos de trabalho

Com um capital de mais de cinco mil fotogramas (ou 10% de um acervo formado em trinta anos fotografando o Rio Grande do Norte), tudo catalogado por assunto, o banco de imagens da CS Fotojornalismo é o maior acervo de fotos do RN à disposição dos interessados, aberto na Internet.

Com mais de dez anos trabalhando por conta própria, sobretudo na área de  fotojornalismo, Canindé Soares ainda tem folego para lançar um novo livro-álbum  quase todo ano. A primeira foto catalogada no banco é a explosão da Pedra da Bicuda, na boca da barra de Natal no estuário do rio Potengi; foi no tempo que Canindé trabalhava nesta Tribuna do Norte. 

Quarentena do campeão foi treino, conversa e pescaria

O campeão mundial de surf, Ítalo Ferreira, aproveitou o período da pandemia para treinar durante a quarentena em sua praia, Baía Formosa.

Ele disse que aproveitou o recesso para se encontrar com as suas origens, rever os amigos e passar mais tempo com  a família: “Minha quarentena foi  produtiva.  Estou surfando todos os dias e também aproveito para pescar e jogar futebol de botão”.

Pagodinho divulga filosofia para a quarentena de Xerém
 
Zeca Pagodinho adotou uma rígida posição em favor da quarentena. Trancado, na sua casa no subúrbio carioca de Xerém, ele adotou a seguinte filosofia: “Quem está aqui em casa, não pode sair. Se sair, não volta”.

SENAI constrói protocolo para preservar saúde do trabalhador

O SENAI concluiu um conjunto de indicações para as indústrias do RN, especialmente as pequenas e médias, retornarem às atividades, visando à máxima proteção da saúde do trabalhador; providências que vão de atitudes de limpeza e higiene à mudança da arrumação espacial do ambiente de trabalho. O protocolo tem quatro capítulos: 1 – Adequações no ambiente; 2 – Novas rotinas de trabalho; 3 – Ciclo de cuidado com a saúde das pessoas; e 4 – Pesquisa e inovação.

Mi mi mi

Ativo mais valorizado no semestre: Ouro. – 52.97%.
São João sem Fogueira: - Nenhum atendimento no setor de Queimados do Walfredo Gurgel, em Junho.
Dois municípios do RN aniversariam hoje: Santo Antônio e Luiz Gomes – 130 anos, ambos.
O Viaduto da Pipa, na BR-101 (entrada de Goianinha) será inaugurado sexta-feira.
Quem vai presidir a eleição de novembro no RN é o desembargador Gilson Barbosa, novo Presidente do TRE.
A propaganda no rádio e tv  da eleição municipal começa a 26 de setembro.
Cremado em Natal, o corpo de Wanderley Mariz, suas cinzas vão para o túmulo do seu pai, Dinarte Mariz, em Caicó.
A revolta dos “18 do Forte”, contra o presidente Epitácio Pessoa, completa, hoje, 98 anos.
Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente.
A cidade de Tangará também ganhou seu Hospital de Campanha.
Biden, o candidato Democrata a Presidente dos USA, fará campanha sem comício nem aglomeração de pessoas. Pela pandemia.
A Assembleia Legislativa volta as sessões presenciais, terça-feira, ao vivo e em cores.
A RN-160 agora se chama Rodovia Nevaldo Rocha.
O RN, há 132 anos, ganhava um barão. -  João José Ferreira de Aguiar, Barão de Catuama.
O CTGas-ER está com oferta de dois novos cursos – em ambiente virtual – na área de Energia Eólica.
O PT terá candidato a Prefeito de Mossoró. A deputada Isolda Dantas.
Campo Grande, ex-Augusto Severo, tornou-se município há 161 anos.
Na pandemia, a Amazon papou 40% da venda de livros no Brasil.
Cuba derrotou o Covid-19 e acabou o isolamento social. Liberou geral.
A cidade de Extremoz foi a primeira e única da Grande Natal a decretar lock down, “rígido”. Fechou tudo até dia 12.

Perspectiva de uma boa safra reabre a fábrica de castanha                               

Um ano de chuvas regulares já criou a perspectiva de uma boa safra de castanha de caju, e, com isso fábricas que estavam desativadas começam a se preparar na onda da safra que está começando. É o caso de uma indústria de beneficiamento de castanha de caju, em São Paulo do Potengi. Empresa criada por um grupo local, depois transferida para indianos que não resistiram à seca, inclusive tendo importado matéria prima de África. Recuperada a fábrica deve voltar a funcionar quando Setembro vier.