Papa nomeia novo bispo de Caicó

Publicação: 2014-02-13 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Pedro Andrade
repórter

O Vaticano nomeou ontem o padre Antônio Carlos Cruz Santos como novo bispo da Diocese de Caicó, a 256 quilômetros de Natal, na região do Seridó. A Diocese estava desde setembro de 2012 sem um bispo, sendo o padre Ivanoff Pereira o administrador diocesano desde então até o padre Antônio Carlos assumir o cargo, ainda sem data definida. O bispo recém-nomeado disse estar feliz e enxerga sua nova função na Igreja como retorno às raízes familiares, já que seus pais são do interior de Alagoas.
ilmo gomes/2010D. Delson Pedreira divulgou nota de boas-vindas em nome dos bispos do Regional Nordeste-2D. Delson Pedreira divulgou nota de boas-vindas em nome dos bispos do Regional Nordeste-2

O padre Antônio Carlos Cruz Santos, 52 anos, é carioca, mas os pais nasceram em Penedo/AL, às margens do rio São Francisco. Atuou nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e durante um ano de estudos percorreu países da América Latina e Europa para assumir função de mestre de noviços.

O atual administrador diocesano de Caicó disse que a população e a própria Diocese foram “pegas de surpresa”, porque normalmente é enviado comunicado via Correios, mas a correspondência não chegou.  A Diocese foi informada sobre a nomeação através do site do Vaticano.

A previsão, segundo padre Ivanoff, é que Antônio Carlos Cruz  chegue ao RN e assuma o cargo em maio, mas a data ainda não está definida. “Vou falar com o pessoal da Diocese de Caicó e vamos conversar sobre a transferência para o Rio Grande do Norte. Até próxima semana devo ter uma confirmação da data, que geralmente é cerca de três meses após a nomeação”, disse o padre que ficará à frente da Diocese.

“Chego muito aberto, com a ideia de querer caminhar junto com a Igreja e o povo de Caicó. Todo mundo tem o que aprender e algo a ensinar”, afirma padre Antônio Carlos. Ele conta que apesar de ser carioca tem forte ligação com Nordeste. “Meus pais são de Penedo e depois que casaram foram morar no Rio. Cresci lá, mas sempre fui à Penedo, a cada dois ou três anos, onde fui batizado e crismado”, disse. Ele conta ainda que o RN e a Paraíba são os únicos estados do Nordeste que ele não conhece.

Antônio Carlos atua há 25 na congregação Missionários do Sagrado Coração de Jesus. Foi ordenado em 1992 e trabalhou na Cidade de Deus/RJ, depois foi para Contagem, em Minas Gerais, onde trabalhou durante três anos com estudantes de Teologia. Nos quatro anos seguintes atuou em Belford Roxo/RJ.

A DIOCESE
A Diocese de Caicó foi criada no dia 25 de novembro de 1939 pela Bula “E Diocesibus”, do papa Pio XII, quando foi desmembrada da Diocese de Natal. A instalação da Diocese ocorreu no dia 28 de julho de 1940, antes da missa solene de comemoração da Festa de Sant’Ana.  O primeiro bispo da Diocese  foi Dom José de Medeiros Delgado, entre os anos  de 1941 e 1951. Hoje, a Diocese congrega 26 paróquias, dividas em cinco zonais que abrangem 22 municípios, todos do Seridó potiguar. Tem um seminário de formação secular e seis congregações religiosas femininas. O último bispo Dom Manoel Delson  foi transferido para Campina Grande em setembro 2012.

BISPOS DE CAICÓ
1941-1951
D. José de Medeiros Delgado

1952-1958   
D. José Adelino Dantas       
1959-1978   
D. Manuel Tavares de Araújo    

1978- 1993
D. Heitor de Araújo Sales    

1995-2005
D. Jaime Vieira Rocha       
2006-2012
D. Frei Manoel Delson Pedreira

2014 ….   
D. Antônio Carlos Cruz Santos     

continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários