sexta-feira, 19 de abril, 2024
31.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Papa nomeia novos cardeais, entre eles o primeiro afro-americano

- Publicidade -
O papa Francisco deu posse nesse sábado (28) a 13 novos cardeais, incluindo o primeiro afro-americano a ocupar o cargo, expandindo ainda mais o impacto do pontífice no grupo que um dia elegerá seu sucessor.
Cerimônia foi reduzida por causa da pandemia de covid-19
Os cardeais foram empossados em uma cerimônia conhecida como consistório, que foi consideravelmente reduzida por causa da pandemia de covid-19. Em vez dos habituais milhares, apenas dez convidados por cardeal foram permitidos na Basílica de São Pedro.
Nove dos 13 cardeais têm menos de 80 anos e são elegíveis, segundo a lei da Igreja, para entrar em um conclave secreto a fim de escolher o próximo papa entre eles, depois que Francisco morrer ou renunciar.
Foi o sétimo consistório de Francisco desde a sua eleição em 2013. Ele já nomeou 57% dos 128 cardeais eleitores, a maioria dos quais compartilha sua visão de uma Igreja mais inclusiva.
Até agora, o papa nomeou 18 cardeais de países que nunca tiveram um, quase todos do mundo em desenvolvimento. No consistório de ontem, Brunei e Ruanda tiveram seus primeiros cardeais.
Embora a Europa ainda tenha a maior parcela de cardeais eleitores, com 41%, esse número caiu em relação aos 52% de 2013, quando Francisco se tornou o primeiro papa latino-americano.
Agência Brasil


- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas