quarta-feira, 24 de abril, 2024
27.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Papai Noel, fora

- Publicidade -

Quem começou essa história foi o presidente da Venezuela, o estadista Hugo Chávez, ídolo do presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva. O Chavismo, além do Brasil,  já tem raízes plantadas na Bolívia, ganhou as eleições da Nicarágua e agora a do Equador. Aqui e acolá o presidente da Argentina lhe dá um abraço de tamanduá. Reza a história que não se deve dar muita confiança para a Argentina, não. Mas isso é um outro papo. Até o nosso Ariano Suassuna confessa suas simpatias pelo Chávez. Em recente entrevista, ele falou, o Ariano, que considera fundamental o fato de Hugo Chávez seguir as pegadas de Bolívar no sentido de unir a América Latina. O Bolívar, o grande herói daqueles povos andinos, tinha ao seu lado um general pernambucano, o Abreu e Lima, cujo nome apadrinhou a refinaria que vai ser instalada naquele Estado financiada com grana da Venezuela. Abreu Lima era filho do Padre Roma, revolucionário de 1817 ao lado do nosso Padre Miguelinho.  Mas isso também é uma outra história.

O que me trouxe hoje aqui é a campanha que Hugo Chávez disparou contra o Papai Noel. A figura do velhinho – rô, rô, rô – foi abolida das vitrines das lojas da Venezuela por ordem do ditador, quer dizer, do presidente. É o que os jornais têm noticiado. Chávez diz que Papai Noel é invenção do cão, quer dizer do capitalismo dos Estados Unidos, coisa da Coca-Cola, por aí, e de outras catervas. Não sei se ele escalou o Bush nessa zanga. Deve de ter misturado tudo na  mesma farinha.

Pois bem, a campanha do presidente da Venezuela contra o Papai Noel acaba de receber o apoio,  veja só, de dois países do primeiríssimo mundo, civilizadíssimos: a Alemanha e a Áustria. É o que li no noticiário internacional navegando pelas águas da Internet. Está exatamente assim:

– O Papai Noel está sendo banido das comemorações natalinas em mercados da Alemanha e da Áustria devido a uma campanha que acusa o bom velhinho de ser invenção da Coca-Cola e de destruir o verdadeiro espírito de Natal.

Diz ainda a matéria que o mais importante shopping de Viena, localizado em frente à sede da prefeitura, foi invadido por manifestantes que distribuem adesivos que dizem: “Não ao Papai Noel”. Na Alemanha a campanha se estriba neste marquetingue: “Somos contra as coisas materiais, a ânsia de comprar, e esse homem de barba branca e de vermelho destruiu o real espírito do Natal”.

Essas novidades da Alemanha e da Áustria ainda não chegaram ao Brasil, nem mesmo através de nossas fronteiras com o império de Hugo Chávez. Agora, uma coisa é verdade, convenhamos que sim: Papai Noel, sem querer fazer trocadilho, é um saco. Assim como escritor local é um saco. Não é, Marize Castro?

Imprensa lubrificada

Se dez por cento do que está escrito por Diogo Mainard nos seus últimos artigos de Veja for verdade, não há mesmo salvação. As labaredas do inverno vão liquidar com a nossa civilização. O artigo desta semana, de título “A imprensa lubrificada”, fala dos porões da mídia brasileira e cita a revista Istoé. O dinheiro de empresas públicas financiando órgãos da imprensa. Jornalistas contaminados com grana fácil e o tráfico de influências proporcionando as delicias da civilização moderna. Um estrupício de corrupção.

Ainda bem que isso jamais acontecerá no Rio Grande do Norte. Nunca! Bote bater três vezes na madeira. Nossa imprensa é virgem. Pode até ser fora de moda, mas Deus tomara que assim seja.

Aqui, neste chão da taba de Poti mais bela,  jamais cairá um raio…

Das manchetes

Confira as manchetes de ontem dos principais jornais do país: Folha de S. Paulo:

“Publicidade oficial ajudou a bancar TV do filho de Lula”; Globo: “Prédios do Judiciário têm mais verbas que presídios”; Correio Braziliense: “Pressão baixa supersalários”.

A luta no Senado

O senador José Agripino Maia, candidato à presidente do Senado, se reúne nesta quarta-feira com a bancada do seu partido, para sentir, olho no olho, a disposição dos colegas na briga pela sucessão da Mesa . Estaria havendo receios de que alguns pefelistas prefiram se compor com o outro candidato, o peemedebista Renan Calheiros, “para obter cargos secundários na Mesa”.

O blogue de Josias de Souza, da Folha, chega mesmo a registrar que o senador Efraim Morais, do PFL da Paraíba, que é o atual Primeiro Secretário do Senado, gostaria de preservar o posto

É chegada a hora de tirar a prova dos nove.

A Exposição de Penny

Hoje, na Galeria Conviv’art, tem a abertura da exposição “Realismo Mágico” do artista plástico Jayr Penni. A partir das 19 horas. Ficará aberta ao público até o dia 29 de dezembro.

Os cajus de Vatenor

Vatenor, dos nossos principais pintores, também expõe a partir de hoje. As “Vibrações dos Cajus”, de seus cajus, poderão ser sentidas no Espaço Cultural Maturi, que fica na rua São José, 2084, Lagoa Nova.

SUS atrapalha

As novas exigências da burocracia do SUS, incluindo as fichas que acompanham o paciente “desde a consulta até a evolução dos tratamentos prescritos” , têm gerado problemas e muita insatisfação, não somente entre os médicos do Hospital Infantil Varela Santiago mas também junto aos pais das crianças. Falta preparo no pessoal das unidades de Saúde do Estado e ainda há déficit de pessoal especializado para atender à demanda sempre crescente.

Agnelo em Brasília

O prefeito de Parnamirim, jornalista Agnelo Alves, que anda por Brasília, foi visto no começo da noite de ontem entrando no gabinete do senador Garibaldi Filho.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas