quinta-feira, 28 de março, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Papangu volta na raça

- Publicidade -

Depois de nove meses sem circular, eis que a  revista Papangu não se acanhou e volta fervendo, recheada de novidades. Umas para serem lidas de lábios cerrados, outras para revelar o céu da boca. Humor, cultura e política são os assuntos mais tratados. “A revista foi idealizada para ser algo diferente e isso é difícil aqui no Estado. Estou sendo processado por políticos, alguns anunciantes sentem-se desprestigiados por alguma razão e retiram os anúncios, mas insisto no projeto”, disse o editor da revista, Tulio Ratto. Mais informativa e com um valoroso rol de colaboradores, a Papangu volta a circular nas bancas e livrarias de todo o Rio Grande do Norte a partir de amanhã. O lançamento do número 66 está marcado para hoje, às 19h, na livraria Siciliano do Midway Mall.

A revista estreia a seção “Marmota do Mês”, premiando políticos e celebridades que, como o roedor, não “enxergam um palmo à frente do nariz” e são muito “marmotentos”. Marmota do Mês, segundo Túlio Ratto foi inspirada na revista “Bundas”, que trazia uma seção chamada “Bundão da Semana”, com políticos nacionais. “Queria colocar este nome, mas imagine um político do Rio Grande do Norte ser chamado de o bundão da Papangu? Não daria certo. Os políticos daqui não lidam bem com críticas”, revelou o editor da revista.

Seguindo a mesma linha da primeira edição, de 2004, a Papangu traz artigos, comentários, poesias, reportagens, tirinhas, charges, dentre outras atrações.  A diferença, segundo Tulio Ratto, é que no lugar de priorizar os assuntos de Mossoró, esta edição está mais focada em Natal. “Mas todo o Rio Grande do Norte é contemplado”, destaca Túlio.

Um exemplo da amplitude geográfica da revista é uma matéria feita na cidade de Carnaubais, localizada na microrregião do Vale do Açu. A intensão é mostrar as potencialidades turísticas da cidade, enfatizando o artista local. Todas as edições da Papangu há uma cidade norte-rio-grandense em destaque.

A revista vai além. Arrumadas em duas páginas, poesias de Marcos Ferreira, Márcia Pinto, Antoniel Campos, Marina Bastos, Neuman Miranda, Leontino Filho, Marcia Maia, Ricarte Balbino e Augusto Floriano. A poetisa e jornalista Yasmine Lemos vai ganhar uma coluna na revista.

Falando em colunas, esta edição o número destes espaços serão ampliados. O escritor José Nêumanne Pinto, que lidera o quadro “Direto ao Assunto”, da emissora SBT terá a partir de agora um espaço garantido na Papangu. Ele fará comentários e críticas aos políticos nacionais.

Além de José Nêumanne Pinto a revista vai contar com outro nome nacional, o do poeta Afonso Romano de Santana, que substituiu Carlos Drummond de Andrade no extinto Jornal do Brasil. “Afonso falou que ficou feliz com o convite, pois escrever para um jornal do nordeste vai favorecer o intercâmbio de informações”, disse o editor e adiante que nesta edição da Papangu Afonso escreve sobre a nova Ministra da Cultura Anna Maria Buarque de Hollanda. O nome da coluna será “Escrevivendo”.

A Pangu fecha com 15 colunistas fixos, entre eles Cefas Carvalho, Sávio Hackradt, Luis Fausto e Túlio Ratto. Além das colunas te uma entrevistas com a Secretária de Cultura Isaura e a Deputada Federal Fátima Bezerra. Fátima fala sobre a administração de Micarla de Souza.

Contos, poesias, crônicas e as grandes tiradas do chargista Brito, ao lado do talento de colaboradores como Affonso Romano de Sant’Anna, José Nêumanne Pinto, Nelson Patriota, Raildon Lucena,Gutemberg Dias, Erasmo Carlos Firmino, o “Tio Colorau”, Cefas Carvalho, Sávio Hackradt, Yasmine Lemos, Luis Fausto e Túlio Ratto esperam pelos leitores.

Serviço

Lançamento do número 66, da Revista Papangu (R$5,00). Hoje em Natal (a partir das 19h, na Livraria Siciliano do Midway Mall) e sábado em Mossoró (a partir das 12h, na Livraria Siciliano do West Shopping).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas