Para acelerar processos, Searh descentraliza realização de concursos da Polícia Civil e Itep

Publicação: 2020-08-04 09:33:00
A Secretaria Estadual de Administração e Recursos Humanos (Searh) está buscando alternativas para dar celeridade à realização dos concursos públicos previstos para este ano no Rio Grande do Norte. Os certames da Polícia Civil e Itep, dois dos mais esperados para 2020, terão os processos de elaboração a cargo das próprias instituições.
Créditos: Adriano AbreuPolícia Civil do RN vai dar andamento ao próprio concurso com supervisão da SearhPolícia Civil do RN vai dar andamento ao próprio concurso com supervisão da Searh

De acordo com a secretária Virgínia Ferreira, o Estado vai realizar concursos da Polícia Civil, Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fundase), Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep/RN) e também para médicos da Polícia Militar. A realização dos certames foram decididas pela gestão e também por força de decisões judiciais. Porém, a Searh vai ficar com a elaboração e organização somente dos concursos da Fundase e da PM.

Segundo Virgínia Ferreira, a pandemia prejudicou o trabalho dentro da pasta. Além da necessidade do isolamento e trabalho remoto, alguns profissionais que estavam atuando diretamente na organização do trâmite dos concursos foram contaminados pelo novo coronavírus, atrasando ainda mais o trabalho. Por isso, houve a decisão de descentralizar o andamento para realização dos concursos da Polícia Civil e Itep.

"A secretaria não parou durante a pandemia e, além do trabalho já realizado normalmente, como da folha de pagamento, temos os concursos. Tivemos problemas com pessoas doentes dentro das comissões dos concursos, por isso o trabalho ficou ainda mais prejudicado. A gente está conveniando com os órgãos (Itep e Polícia Civil) para que esses órgãos realizem seus concursos, com a nossa supervisão. A gente vai pactuar isso com o Ministério Público, mas é uma medida para dar celeridade à realização", explicou Virgínia Ferreira, que confirmou que os certames da PM e Fundase seguirão com a Searh.

Apesar da descentralização, ainda não há uma data confirmada para realização dos concursos. A expectativa do Governo do Estado é que sejam realizados ainda neste ano, mas tudo vai depender da evolução do enfrentamento ao novo coronavírus e das medidas de contenção. Por isso, Virgínia Ferreira disse que não tinha como definir prazos.

Concursos

No dia 13 de março, o Governo do Estado autorizou a realização do concurso público da Polícia Civil. São 301 vagas que serão preenchidas, 230 serão destinadas ao cargo de agentes, 47 para delegados e 24 para escrivães. O Governo do Estado havia informado recentemente a intenção de fazer um concurso com mais vagas, com recomposição de 403 vagas: 307 agentes, 33 escrivães e 63 delegados. A redução no número de vagas foi uma recomendação da Secretaria de Planejamento e Finanças do Rio Grande do Norte (Seplan) por “questões orçamentárias”.

Em relação ao concurso da Fundase, a expectativa é a seleção de mais de 700 vagas no edital que ainda não foi publicado. Uma comissão foi formada no início do ano passado para a organização deste e de outros três concursos no RN. Ainda não há confirmação sobre quantas vagas serão destinadas para os concursos do Itep e PM.

No início do ano, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou ao governo celeridade para realização dos concursos da Polícia Civil e Itep.