sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Para especialista, faltam conhecimentos sobre gestão

- Publicidade -

Embora o conhecimento obtido nas salas de aula não seja o principal atributo analisado pelas empresas, uma formação sólida não deixa de ser importante para o trainee. Questionados se os candidatos estão saindo preparados dos cursos de graduação, especialistas divergem. Entre as principais críticas estão a falta de conhecimentos sobre negócios e gestão.
Josué Bressane Júnior: Poucas universidades dão visão de negócios
Para a gerente da Page Talent, Flávia Queiroz, a parte teórica não é motivo de problemas. “Eu desconheço alguma empresa que reclame”, diz. Já o presidente da GEMTE Consulting, Josué Bressane Júnior, considera que é preciso uma atualização do modelo educacional, que para ele não tem como foco o mercado de trabalho, e sim a formação de acadêmicos.

“Há total descompasso. As universidades ainda preparam técnicos e pouquíssimas dão ao aluno visão de negócios, de gestão empresarial”, afirma Bressane.

#SAIBAMAIS#De acordo com o diretor de pilares estratégicos da Universidade Potiguar (UnP), André Lemos, a instituição faz um monitoramento constante do mercado de trabalho e da empregabilidade de seus egressos. “Fazemos estudos do que o mercado precisa para saber quais as habilidades que os alunos precisam ter. Tudo isso ajuda a compor o conteúdo que o professor vai ministrar para os alunos”, explica. A reportagem também procurou um porta-voz da Universidade Federal do Rio Grande do Norte para comentar a questão, mas não conseguiu contato.

Programas locais
Com relação a programas exclusivamente feitos no Rio Grande do Norte, a consultora organizacional Adriana Benavides avalia que esse tipo de cultura ainda está começando no Estado. “Não é algo consolidado, as empresas ainda estão buscando isso”. Tanto Fiern como Sebrae-RN dispõe de processos para encontrar novos talentos, mas no momento não há seleções em aberto.

“Mais de 50% do quadro do Sebrae é oriundo de trainees”, diz a analista de RH do Sebrae-RN, Ana Cristina Coelho. Exemplo disso é administradora Tathiana Udre, que começou como trainee e hoje é gerente da Unidade de Educação e Empreendedorismo do Sebrae-RN. “Participei do processo de 2002, o primeiro do Sebrae. Iniciei no escritório regional de Caicó”, relata.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas