sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Para Fetronor, mudanças vão beneficiar usuários

- Publicidade -

Para o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor), Eudo Laranjeiras, a implantação de faixas exclusivas para ônibus é a melhor solução para o transporte público na capital: “as faixas preferenciais são soluções simples e mais versáteis que os corredores de ônibus. No entanto é necessário que  haja uma fiscalização rigorosa, além de intensa sinalização”, diz.
Usuários do sistema de transporte podem participar de audiências a partir do dia próximo dia 25
Segundo Laranjeiras, o sistema de faixas exclusivas prioriza o transporte de massa, proporcionando viagens mais curtas e facilitando o cumprimento dos horários. “É claro que os motoristas de carro vão estranhar a medida, mas as mudanças vão beneficiar a maioria da população, que utiliza transporte público para se deslocar. A implantação das vias exclusivas vai gerar um aumento de 20 a 30% na quantidade de viagens por cada veículo”, diz.

A velocidade média do transporte coletivo em Natal é de 14 km/h. Com a medida, estima-se que essa velocidade passe para 22 km/h. Segundo o presidente da  Fetronor, Eudo Laranjeiras, é “lamentável” que nada tenha sido feito na área de mobilidade urbana para a Copa de 2014. “O legado da copa para Natal será o grande déficit de mobilidade urbana que iremos acumular após a Copa do Mundo. Nós teremos um sério problema para administrar”, prevê.
Algumas paradas de ônibus em Natal não contam com cobertura
Segundo Laranjeiras, a última administração municipal foi “negligente”: “Os projetos nunca foram iniciados e agora deixamos passar a oportunidade, pois não há mais tempo hábil para fazer as modificações, isso vai acarretar grande prejuízo à população que vai sofrer com congestionamentos e lentidão”, diz.

Licitação

O secretário adjunto da Semob, Clodoaldo Trindade, apresentou nesta terça-feira (03) o cronograma das audiências públicas prerrogativas para a apresentação do Projeto de Lei que autoriza a Licitação do Transporte Público em Natal. As regras definidas nas reuniões serão apreciadas  pelas comissões especiais da Câmara dos Vereadores. O Projeto de Lei prioriza o transporte de passageiros e o planejamento do sistema viário nos trechos mais críticos das vias urbanas.
Algumas paradas de ônibus em Natal não contam com cobertura

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas