sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Para matar a sede das cervas artesanais

- Publicidade -

Natal será a capital brasileira da cerveja artesanal durante quatro dias: de quinta até domingo a cidade recebe o 12º Encontro Nacional das AcervAs – Associação dos Cervejeiros Artesanais. A programação contará com passeios, palestras, concurso, e a realização no sábado (17) do Festival de Cerveja, na Cervejaria Continental (Via Costeira), a partir das 14h. Uma maratona de degustações para variados teores de cervejas especiais.

O festival vai servir aos participantes mais de 60 estilos de cervejas especiais, em sistema open bar. Segundo o associado e cervejeiro Fernando Nóbrega, pelo menos 70% das cervejas serão de produtores ao redor do país, e o restante de cervejarias já conhecidas. “Será uma diversa amostra da qualidade do que já se produz no Brasil”, ressalta. Os ‘comes’ ficarão por conta de vários food trucks presentes no local (não está incluso no ingresso). Para embalar a festa etílica, som com Sérgio Groove Quinteto, Alan Persa e banda, e Halisson Rasta e banda.

A degustação e análise técnica das cervejas está no programa
A degustação e análise técnica das cervejas está no programa

Cervas natalenses
A presença de Natal como sede do encontro nacional é uma prova de que a capital potiguar é um cenário em destaque. “Ainda tem muita coisa pra melhorar, mas estamos num momento de ascensão. O nosso potencial é alto”, afirma Fernando, ressaltando que já se destacam marcas oficiais em território potiguar, como a Holanda (Natal), Bacuri (Mossoró), Raffe (lançada essa semana em Natal), e a Casa da Cerveja Potiguar (a ser lançada em breve). O público cresce junto com a cena. “As pessoas estão mais informadas e exigentes, pois agora temos mais opções. O paladar se adapta”, diz.

Para quem vai acompanhar a programação do começo, no dia 15 terá um ciclo de palestras sobre técnicas de produção artesanal, a partir das 9h, no Hotel Imirá. Foram convidados nomes experientes na área, como Carlo Bressani, diretor da Faculdade da Escola Superior de Cerveja e Malte; Eduardo Libório, auditor agropecuário, falando sobre requisitos legais para a produção; Victor Marinho, vencedor de muitas competições na área; o experiente produtor Elenilton Baretta, e Jamal Awadallak, fundador do canal Beer School.

O concurso ocorrerá entre 600 amostras inscritas e produzidas por cervejeiros de todo o Brasil. O julgamento será no Hotel Imirá, obedecendo a regras exigidas pelos padrões internacionais da competição, entre 35 juízes certificados do Brasil, Chile e Argentina.

As análises serão feitas em salão reservado, e os vencedores serão revelados durante a festa de encerramento.

Já os passeios serão realizados entre esta  quinta e a sexta, passando por bares, cervejarias e pontos turísticos da cidade.  Beer Crawl – Tour pela noite natalense; Visita às Cervejarias; Beer Bus – Os cervejeiros vão curtir os principais pontos turísticos da cidade, em um ônibus com deck superior aberto; e Sunset Beer Boat – Que tal curtir o por do sol no Rio Potengi. Os dois últimos estão com ingressos esgotados.

Serviço:
XII Encontro Nacional das AcervAs
De 15 a 18, no Imirá Hotel, e Festival de Cerveja sábado, às 14h, na Cervejaria Via Continental, Via Costeira
Vendas na Paddy’s Emporium, Mestre-Cervejeiro.com, Estação do Malte, e conveniência do posto 1002.
 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas