Para muitos, Augusto Severo idealizou a aviação

Publicação: 2015-01-04 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Segundo Diógenes da Cunha Lima, a fórmula da dirigibilidade do Pax foi útil depois aos construtores do Zeppelin, dirigível fabricado na Alemanha, que chegou a reconhecer a importância do inventor potiguar no desenvolvimento de balões dirigíveis.

Em 1930, após fazer evoluções sobre Natal, o Zeppelin deixou cair um ramalhete de flores sobre a estátua de Severo, no bairro da Ribeira, com os dizeres: “Homenagem da Alemanha ao Brasil, na pessoa de seu filho Augusto Severo”.

Em 1933, novas flores foram lançadas. A faixa dizia: “A Augusto Severo, o grande brasileiro que idealizou a aviação como fator de progresso e aproximação entre os povos, homenagem do Graf Zeppelin”.

O fotógrafo João Alves filmou o balão sobre o Palácio Potengi e em outros pontos da cidade. O filme, esquecido e quebradiço, foi restaurado pelo Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, que enviou cópia para a Fundação José Augusto.

O médico potiguar Raul Fernandes, passageiro do balão, relatou as circunstâncias da viagem e descreveu que o Zeppelin era confortável como um navio. Tinha camarote, banheiro, bar para fumantes, salão de refeições e biblioteca. Ouvia-se piano.

continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários