sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Para Semarh abastecimento não está comprometido

- Publicidade -

O fato das chuvas que caíram este ano no Rio Grande do Norte estarem 60% abaixo do volume histórico, que é menos de 500 milímetros durante o período invernoso, segundo o secretário estadual adjunto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Carlos Ivan Ferreira de Melo, não vai comprometer o abastecimento de água da população no resto de 2010 e até o início do inverno no próximo ano.

Ele disse que a Semarh monitora os 46 reservatórios do Estado que têm capacidade acima de cinco milhões de metros cúbicos, mas apenas dois deles estão com o volume pela metade, como é o caso da barragem 25 de março em Pau dos Ferros, que tem capacidade para armazenar 4,72 milhões de metros cúbicos de água e está com 52,10% deste volume. O açude 25 de março teve sua capacidade reduzida devido o assoreamento.

O açude Novo Angicos também enfrenta problemas de assoreamento e está com dois milhões de m³ ou 49,26% de sua capacidade. Além desses dois reservatórios, explicou Melo,  a maioria das barragens está com o volume armazenado 60% acima da capacidade. A maior delas, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, na bacia Piranhas/Açu, está com 85,98% de sua capacidade, com um volume atual de água de dois bilhões de m³.

A barragem de Santa Cruz, em Apodi, tem capacidade para 600 milhões de m³ e está com um volume de 90,06% de água. Já a barragem de Umari, em Upanema, está com 80,12% de água armazenada, ou seja, 234,5 milhões de m³. Carlos Ivan admite que a Semarh ainda tem um sistema rudimentar de monitoramento da reserva hídrica do Rio Grande do Norte. “A gente tem que mandar uma pessoa no local para apanhar os dados”.

Segundo ele, ainda existe uma dificuldade, porque pessoas que residem próximas a algumas barragens, retiram a régua de medição e, por isso, a Secretaria tem de enviar topógrafos para fazer o levantamento volumétrico de algumas barragens.  Por essa razão, ele explicou que alguns dados ainda são de janeiro, relativos às barragens situadas em de São Miguel, José da Penha, Pau dos Ferros, Marcelino Vieira, Pilões, Severiano Melo, Riacho da Cruz, municípios localizados na chamada região da “Tromba do elefante”.

Para que o monitoramento passe a ser feito em tempo real, Melo explicou que a Semarh deve realizar, dentro de 90 ou 120 dias, uma licitação internacional para a compra de 60 estações informatizadas.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas