quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Parafina e Nutella vencem o Surf Dog Festival em Natal

- Publicidade -
Diversão, descontração e liberdade. Cães e tutores nas águas salgadas da Praia de Miami, localizada no bairro de Areia Preta em Natal/RN, sinalizavam o início de um evento inédito. Isso mesmo! O Surf Dog Festival reuniu nesse sábado (27), amantes do surf, curiosos, turistas, cães e tutores pela primeira vez na cidade. Aberta para profissionais e estreantes, a competição recebeu de 26 inscrições, sendo 22 na categoria iniciante e quatro na veterano.
Cães iniciantes e veteranos se jogaram nas águas da Praia de Miami atraindo a atenção do público
Diferente e muito atrativa, o surf com cachorros tem crescido no Brasil e conquistado novos públicos por onde passa e em Natal não foi diferente, explica a organizadora da edição. “Trazer uma competição como essa, ainda pouco conhecida pelos norte-rio-grandenses e de repente ver uma movimentação significativa na praia, é uma sensação incrível de que sim, deu certo”, expõe Jacqueline Cordeiro. Embora inédita na capital, não é a primeira vez que o Rio Grande do Norte é cenário para essa prática esportiva. Em 2017, a Praia de Pirangi (Parnamirim) recebeu cães surfistas para a primeira edição.
O Festival teve início às 14h com um bate-papo com os tutores dos campeões mundiais, Ivan Moreira (Bono – pentacampeão e recordista mundial por surfar a onda mais longa), Gilson Moraes (Maya – bicampeã mundial) e Augusto Martins (Parafina – terceiro lugar da categoria principal do mundial de Surf Dog).
 
Abrindo a disputa desse sábado, os participantes da Categoria Iniciante atraíram olhares, divertindo o público e proporcionando interação entre tutores e pets, provando que o surf é uma modalidade possível para os cães. Quem se destacou na categoria foi Nutella, surfando pela primeira vez e já alcançou título alto no pódio. “Fiquei surpreso pois só havíamos treinado, até então, na piscina. É empolgante estar entre esses campeões”, detalha o tutor Fernando Carneiro.
 
Em seguida, os Veteranos, com Cacau (filha de Bono), que conquistou o quarto lugar em sua estreia. Nas baterias, quem levou a melhor foi Parafina (Augusto), ocupando o primeiro lugar, em segundo Maya (Gilson) e terceiro, Bono (Ivan).  “Eu e Parafina conseguimos pegar duas boas ondas que nos permitiram estar nesse lugar do pódio. Fizemos uma apresentação muito bonita e recebemos um carinho e um acolhimento enorme dos potiguares”, comenta Augusto Martins, tutor de Parafina, campeão do Surf Dog Festival, edição Natal.
 
Resultado da competição em Natal

Após disputas acirradas com ótimos aproveitamentos das ondas, os vencedores das categorias foram:
– Categoria Iniciantes: 1º lugar Nutella (tutor Fernando Carneiro); 2º lugar Moqueca (tutor Ivan Moreira); 3º lugar Vibe (Giovanni Lima)
– Categoria Veteranos: 1º lugar Parafina (Augusto Martins); 2º lugar Maya (Gilson Moraes); 3º lugar Bono (Ivan Moreira).
Um dos precursores da modalidade, expõe a experiência vivenciada nesse sábado. “Entre os nossos maiores objetivos é ver o envolvimento do público com o Surf Dog Festival e isso foi alcançado. Conseguimos mostrar um pouco do que é esta prática esportiva e estou muito feliz em ver coisas que amo, como é o caso do surf e dos cachorros, sendo abraçados por novos estados e públicos pelo país”, relata Ivan Moreira.
“Como médico veterinário, fico encantado em constatar tanta saúde, energia e socialização entre os animais. É uma verdadeira ciência envolvida em um evento”, comenta Dr. Tarcísio Barreto (CRMV-RN 0382) que permaneceu de plantão no local com sua equipe durante todo o Festival.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas