quinta-feira, 25 de abril, 2024
24.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Paraíso literário

- Publicidade -

Inspirados na Festa Literária Internacional de Paraty do Rio de Janeiro –  quando debates, palestras e milhares de livros tem como cenário um lugar paradisíaco – o produtor cultural Dácio Galvão e o secretário de educação do Estado, Ruy Pereira levaram a projeção imaginária para a praia de Pipa no litoral sul. E não foi só pelas belas praias do lugar. Observando ao redor da pequena vila de Pipa, pode-se lembrar dos movimentos culturais existentes. Coco de Zambê de Tibau do Sul, a força de Chico Antônio nascido em Canguaretama, as loas e romanceiras de Alcaçuz e o cenário fértil da cultura popular pelas redondezas estarão envolvidos de alguma maneira no evento que se prepara para acontecer entre os dias 24, 25 e 26 de setembro. A Flip tornou-se a caçula da família de importantes festivais literários como Hay-on-Wye, Adelaide, Harbourfront de Toronto, Festival de Berlim, Edimburgo e Mântua. E segundo Dácio Galvão, a Festa de Pipa será projetada nos mesmos moldes.

A programação ainda não está pronta, mas alguns nomes estão sendo estudados, como Ziraldo, Zuenir Ventura – que viria ano passado para o Encontro Natalense de Escritores (ENE) e cancelou viagem -, além de Milton Hatoum, entre outros escritores. “Visitamos a Flip e percebemos que Pipa seria um local ideal para uma festa literária. A intenção principal é trocar ideias e movimentos entre os intelectuais nacionais, internacionais e locais. Além disso, estaremos montando uma programação intensa e as escolas públicas terão acesso direto com a ida de estudantes”, contou o Secretário de Educação  Ruy Pereira.

Acesso aos livros

A intenção é que os alunos das escolas públicas possam ter acesso direto aos escritores e aos livros, participando ativamente de um intercâmbio cultural, saindo da sala de aula e pertencendo ao movimento intenso da literatura. “Estamos pensando em oficinas, palestras e incentivo ao hábito da leitura, uma lacuna nos dias de hoje. Além disso pensamos na multiplicação. Cada aluno que tiver acesso à Festa levará sua vivência para a Escola. Como temos hoje mais de 300 mil alunos da Rede Pública, essa é uma forma de todos estarem incluídos”, comentou o secretário.

Música e poesia

Junto à literatura, a Festa abrigará também a música, atividades para os estudantes e recitais poéticos. “É o sentido de festa cultural. E o Rio Grande do Norte vai poder ser para o Nordeste o que o Rio de Janeiro é hoje para o Sudeste, uma referência, unindo todo o potencial que temos na região somado ao resto do mundo”, completou Dácio Galvão que entrará na curadoria da Festa com a Fundação Hélio Galvão. Ele será responsável – junto ao Secretário de Turismo Fernando Fernandes – pela escolha e contato com os escritores e a programação musical. “A idealização na verdade partiu de Fernando, nós apenas unimos as ideias e o projeto está pronto”, disse Dácio.

Cordel na praia

A Academia de Cordelistas também será contemplada na Festa com a presença do presidente do Rio de Janeiro e de Crispiniano Neto, representante do RN. “A tentativa é unir os vários segmentos literários num só lugar. E unir também as editoras como o Sebo Vermelho, –  que tem papel fundamental na literatura do RN – a cooperativa do Campus e outras agregações”, finalizou Dácio Galvão.

Para o ano de 2010, a Festa terá extensão nos municípios de Caicó, Santa Cruz e João Câmara.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas