quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Paraná debate iniciativas para realizar obras da Copa com sustentabilidade

- Publicidade -

Durante reunião da Câmara Temática do Meio Ambiente e Sustentabilidade do Paraná, o professor Eloy Casagrande Junior apresentou as ações da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) referentes à Copa 2014. Ele citou, inicialmente, o Escritório Verde, que desenvolve políticas de sustentabilidade do campus, e servirá como ponto de apoio para diretrizes de arquitetura e construção sustentável, abrangendo Fan Fest, mobilidade urbana e postos móveis de informação.

“Nossa maior preocupação é com o aumento da emissão de gases, principalmente com o deslocamento de milhares de turistas”, disse Casagrande, que preside a Câmara Temática. “É importante o uso de material de baixo impacto ambiental, energia renovável, sistema de coleta e uso da água da chuva, banheiros biológicos e telhados verdes”, disse.

Outro tema abordado foi o cumprimento do Green Goal, programa da Fifa para redução das emissões de CO2 em seus eventos e que focaliza quatro pontos: água, resíduos, energia e transporte. “Nosso objetivo é fazer uma Copa sustentável, com selo verde, atendendo todos os núcleos de defesa do meio ambiente”, disse o secretário estadual para assuntos da Copa, Mario Celso Cunha.

Prevenção
Na reunião da Câmara foi apresentado um audiovisual sobre as ações para o controle de cheias na Região Metropolitana de Curitiba, feita pelo técnico Carlos Alberto Galerani, do Instituto das Águas do Paraná. Considerando que a Copa do Mundo será no mês de junho, com situações climáticas adversas, é importante fazer a prevenção no combate de enchentes. “Além da prevenção das cheias, o Governo do Estado vem fazendo ações de limpeza e desassoreamento de diversos rios”, disse Galerani.

Segundo o coordenador da Câmara Temática do Governo Federal, Claudio Langone, existem 86 projetos ambientais aprovados em diversos níveis de governo como parte dos preparativos para a Copa. Doze projetos estão vinculados às obras nos estádios, 53 são de mobilidade urbana, 14 de aeroportos e sete para portos.

* Fonte: copa2014.gov.br

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas