quinta-feira, 18 de abril, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Parceria entre CBTU e STTU beneficia crianças

- Publicidade -

DIA DAS CRIANÇAS - A CBTU leva alunos de escolas públicas para um passeio de trem na Grande NatalEm comemoração ao dia da criança, a Companhia Nacional de Trens Urbanos (CBTU) e a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito Urbano (STTU) realizam no mês de outubro, passeios de trem com crianças de escolas municipais e estaduais da Grande Natal. Ontem, cerca de 800 crianças eufóricas, de sete escolas foram ao passeio e assistiram a uma apresentação da turma do Teatro do Trânsito, da STTU. O projeto existe desde 2003 e  tem gerado alegria e empolgação em crianças, que em alguns casos, nunca andaram de trem.

A assistente social da CBTU, Jane Cristina, coordena o projeto com o apoio de pais e professores. Ela contou que a idéia desse passeio surgiu há três anos porque muitas escolas enviavam ofícios solicitando passeios de trem para os alunos. Devido à alta demanda, a companhia criou esse projeto, que ocorre todos os anos no mês de outubro. A idéia inicial era contemplar as escolas durante duas terças-feiras de outubro, mas como a procura foi grande a CBTU tornou a partir desse ano, o projeto semanal.

Jane Cristina afirmou que durante o passeio, as crianças aprendem sobre aspectos ambientais e sobre trânsito. José Fernandes, pedagogo e superintendente da CBTU, auxilia na coordenação do projeto. Para ele, esse é um trabalho muito importante porque trabalha com aspectos sociais e educativos. “A gente têm feito esse trabalho como uma forma de a CBTU estar presente nas escolas”, disse.

A professora e supervisora da Escola Municipal Laura Maia, Maria de Fátima Neri, disse que está agradecida pela oportunidade de levar as crianças para esse passeio. “É muito bom, é uma atitude louvável”, contou a professora.

Janira Brito, psicopedagoga da Escola Heitor Carrilho demostrou satisfação com o projeto. De acordo com ela, as crianças atendidas pela escola têm pouco acesso ao lazer e essa é uma forma de distração. Além disso, ela enfatizou o quanto as crianças aprendem em passeios assim. “Eu vejo como uma maneira de ampliar o aprendizado”, disse.

Maria Aparecida da Silva, dona-de-casa, fez questão de acompanhar a filha de 15 anos. Ela acredita que o projeto é uma ótima forma de envolver as crianças com a escola e confirmou que sua filha adorou a idéia. “Ela ficou feliz demais, de noite nem dormiu de felicidade”, contou.

A estudante da Escola Heitor Carrilho, Iraci Pereira da Silva, de 19 anos, disse que gostou muito de saber que iria passear. Ela que é surda, contou por intermédio da psicopedagoga Janira Brito, que às vezes vai ao teatro e ao shopping, mas sempre de ônibus. É a primeira vez que a jovem anda de trem. “Não tenho idéia”, afirmou sobre a expectativa do passeio.

A CBTU e a STTU devem promover ainda esse mês mais dois passeios, nos dias 17 e 21, com crianças de outras escolas.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas