sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Parnamirim: Justiça fará mutirão sexta-feira

- Publicidade -

A participação efetiva dos três poderes em uma ação de plantões sociais e jurídicos de vasta amplitude caracteriza a 11ª edição do projeto Justiça na Praça como a mais complexa de todas já promovidas no Estado através do projeto.

O “Justiça na Praça”, idealizado e coordenado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, chegará, amanhã, ao município com uma megaestrutura, compreendendo 6 mil metros quadrados no Largo da Cohabinal para oferecer, das 8h às 17h, às famílias de baixa renda, serviços fundamentados nas áreas jurídica e assistencial, englobando também atendimentos em saúde, educação, esporte, lazer, cultura e conscientização ambiental.

“Esta será a maior de todas as edições, pois contamos com o apoio efetivo dos três poderes e dispomos de grande logística para comportar atendimentos diversificados. Tudo foi idealizado para atingir massiçamente um município populoso e de grande expressividade no Estado”, explica a coordenadora do projeto, a juíza Zeneide Bezerra. 

Zeneide Bezerra explica que o mutirão de serviços contará com a participação de muitos órgãos parceiros, englobando todas as esferas locais tendo como o principal deles a Prefeitura Municipal de Parnamirim, com todas as suas secretarias envolvidas, a Câmara Municipal, a Justiça Eleitoral, incluindo a Escola Judiciária Eleitoral, a Defensoria Pública, a Justiça do Trabalho e entidades como a Academia Norteriograndense de Letras, Banco do Nordeste, Conselhos Municipais, Clube dos Carros Antigos, Paróquia Nossa Senhora de Fátima, entre outros parceiros, além da participação do Exército, Aeronáutica e Polícia Militar. Todos reunidos para o suporte e a prestação de serviços da ação de cidadania mais eclética de todas as edições já desenvolvidas pelo projeto.

Na área jurídica, ações cíveis, sobretudo, de conciliação, serão um dos focos do trabalho, com a participação de 30 juízes, tendo projeção para a realização de 311 audiências, consultas processuais, além do plantão de Ouvidoria, com a realização de registros de ocorrência. Também estarão atuando na esfera judiciária, em apoio ao evento, a Escola de Magistratura do Rio Grande do Norte e os Núcleos de Projetos e o NOAD – Núcleo de Orientação e Acompanhamento aos Usuários e Dependentes Químicos.

A emissão de documentos como CPF, carteira profissional, título de eleitor, registro civil, entre outros, serão ações de grande suporte na gama diversificada de serviços assistenciais, que contará até com a realização de um casamento comunitário envolvendo 76 casais sob o suporte da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Encaminhamentos a programas sociais desenvolvidos no município, além de informações e consultas ao Cadastro Único também estarão disponíveis no local.

Durante os dois turnos do evento, um receptivo com atividades culturais lúdicas estará atuando com oficinas de entretenimento para crianças e adultos. “Música, gincanas, pintura, e ações de incentivo à leitura, incluindo literatura de Cordel, irão mesclar com entretenimento e descontração a prestação de serviços durante todo o dia”, explica a presidente da Fundação Parnamirim de Cultura, Vandilma Oliveira que é responsável pelo suporte logístico oferecido pela Prefeitura Municipal.

A simulação de uma eleição voltada aos alunos da rede municipal de ensino e a exposição de artefatos e fotografias relacionadas à Cidade Trampolim da Vitória serão um dos diferenciais das atividades disponíveis. 

Outro serviço inusitado nas ações de cidadania, desenvolvidas na região, será a realização de consultas sobre regularização fundiária de imóveis, onde a prefeitura disponibilizará técnicos e advogados voltados aos esclarecimentos quanto aos trâmites de legalização.

Na área de saúde estão programados atendimentos como: teste de glicemia, verificação de pressão arterial, e consultas com clínicos, pediatras e ginecologistas. Um trailer odontológico com seis dentistas e seis auxiliares também irá integrar os atendimentos e distribuindo kits de produtos para escovação.

“Toda esta dimensão de grandes proporções só será possível graças à participação com comprometimento efetivo da Prefeitura de Parnamirim que ofereceu suporte ao evento, em apoio logístico e na cooperação de todas as secretarias da esfera municipal e executiva”, revela a coordenadora do evento.

Tititi

Conselho 1

A deputada Fátima Bezerra, sempre presente no município, será uma das homenageadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher que irá destacar a competência e o talento feminino de personalidades que contribuem para os avanços da cidade com a premiação do troféu “Iris de Almeida”. A premiação será promovida nesta segunda-feira, (08) no auditório da Escola Municipal Augusto Severo, às 19 horas e na ocasião 10 mulheres serão homenageadas.

Conselho 2

As homenagens ao dia internacional da Mulher serão promovidas na cidade em ações integradas não somente pelo Conselho, mas também pela Prefeitura Municipal e pelo Centro de Controle Social que farão palestras educativas, distribuição de folders e orientações sobre a Lei Maria da Penha.

Pote

Para quem não dispensa um arrasta pé, vale lembrar que neste sábado, (6), tem Forró do Pote, em Pium. Sempre considerado uma boa opção para os forrozeiros de plantão, o Forró do Pote terá como atração o cantor sertanejo “Flávio José” que fará show acústico, além do cantor Zé Barros e do grupo Forró Du7.

Discrição

A assessora de comunicação da vereadora Elienai Cartaxo, Andrea Lima celebra a vida como sempre se comportou: discretamente, sem alardes ou buchichos. Fará uma recepção íntima para a família e amigos no sábado (6), em comemoração ao seu aniversário, dando uma esticadinha nas demonstrações de afeto que já recebeu dos amigos pela data transcorrida ontem(03).

Recepção

 A advogada parnamirinense Cláudia Canuto recebeu, em grande estilo e requinte, amigos para um momento de confraternização em família. A advogada comemorou com um grupo seleto de amigos o ingresso de sua filha Débora no curso de direito. O pai de Cláudia, João Canuto, personalidade de destaque no município, comemorou junto com a filha e a neta o sucesso de sua família, que transborda para a nova geração.

Notas

Vacinação 1

A vacinação para imunização contra o vírus influenza A – H1N1 terá início em Parnamirim a partir de segunda-feira (08). No município, 62 mil dosagens da vacina serão distribuídas e o período de vacinação se estenderá até 7 de maio sob critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que resolveu ampliar a distribuição das dosagens para adultos com idade entre 30 e 39 anos. As dosagens serão ministradas mediante cronograma, com datas específicas para gestantes, crianças e idosos, estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde.

Vacinação 2

O cronograma de vacinação compreende, nos dias 9 e 10 de março, a distribuição de dosagens aos profissionais de saúde e o período de 22 de março a 2 de abril será reservado às gestantes, crianças com idade entre 6 meses, menores de dois anos e doentes crônicos. A vacinação prossegue de 5 a 23 de abril priorizando pessoas sadias com idade entre 20 e 29 anos e de 24 de abril a 7 de maio é o período destinado à população a partir de 60 anos. A população sadia com idade entre 30 e 39 anos poderá receber a dosagem entre os dias 10 e 21 de maio.

Petra Kelly

Falta apenas o prefeito Maurício Marques anunciar a data de inauguração do complexo de obras da Petra Kelly, que envolve a drenagem e pavimentação de ruas, além da construção de uma Lagoa de Contenção. As obras estão praticamente concluídas, assim como a pavimentação das ruas que integram todo o sistema.

Pregão 1

A Prefeitura Municipal de Parnamirim lançou Edital para a contratação da empresa que será responsável pelo fornecimento de combustíveis aos carros da frota municipal. O edital foi publicado no Diário Oficial e na Tribuna do Norte edição de sábado (27).

Pregão 2

Os esclarecimentos detalhados para participação do pregão podem ser obtidos também com a Comissão Permanente de Licitação da Secretaria Municipal de Administração e dos Recursos Humanos, situada na Avenida Tenente Medeiros, nº 105, Centro, Parnamirim/RN, no horário das 8h00 às 13h00, de segunda a sexta-feira, ou pelo telefone: (84) 3644-8439.

Repercutiu bem

Repercutiu muito bem junto à população de Parnamirim a declaração das intenções de voto do prefeito Maurício Marques: Carlos Eduardo para governador, Garibaldi Filho para senador, Fátima Bezerra para deputada Federal e Agnelo Alves para deputado Estadual. Quanto ao segundo voto para o Senado, Maurício disse que somente anuncia o nome do seu escolhido nos próximos dias.

Homogêneo

Prefeito, secretários, adjuntos, coordenadores e dirigentes votarão homogeneamente com a chapa anunciada por Maurício, repetindo mais uma vez a vitória que, consecutivamente, vem se mantendo em todas as eleições desde 2000, quando Agnelo Alves foi eleito prefeito.

Participação ativa

O prefeito Maurício Marques participará ativamente da campanha eleitoral. Nesse sentido, tem mantido constantes contatos com o pré-candidato a deputado estadual, Agnelo Alves.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas