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Parnamirim quer criar 1.750 vagas de estacionamento rotativo no Centro e no Cajueiro

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Estudos de viabilidade técnica contratados pela Prefeitura de Parnamirim, identificaram a possibilidade de se criar 1.750 vagas rotativas de estacionamento na região urbana central da cidade e no entorno do Cajueiro, em Pirangi do Norte, com a adoção de um sistema de parquímetros que cobra taxa pelo estacionamento em vias públicas e limita o tempo de permanência dos veículos nas vagas. O sistema é semelhante ao popular serviço “zona azul”, e o projeto de lei apresentado pelo Executivo que  autoriza sua implementação tramita na Câmara Municipal de Parnamirim.

Maioria das vagas rotativas de estacionamento deve contemplar a região urbana da cidade que enfrenta problema


Maioria das vagas rotativas de estacionamento deve contemplar a região urbana da cidade que enfrenta problema

“Acredito que o projeto de lei deve ir para votação em breve. O trâmite está célere, mas não sei quanto aos prazos da Câmara. Paralelo a isso, trabalhamos na elaboração do termo de referência que irá estabelecer um padrão para a prestação do serviço a ser contratado”, explicou Marcondes Rodrigues Pinheiro, titular da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana (SESDEM) de Parnamirim.

O secretário informou que das 1.750 vagas rotativas que o sistema pretende criar, cerca de 90% estão na região urbana central e o restante das vagas localizadas no litoral, nas proximidades do Maior Cajueiro do Mundo em Pirangi do Norte.

O valor da tarifa, tempo de tolerância e o período máximo de permanência de um veículo na vaga ainda não estão definidos, mas tudo indica que a taxa será cobrada a cada hora – com cálculo de fração, a depender do tempo de estacionamento. Quando for implementado, o sistema deve funcionar de segunda a sexta das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 15h.    

Se correr conforme o planejado pela SESDEM, a próxima etapa será iniciar o processo de licitação para operacionalização do serviço. “À Prefeitura caberá o gerenciamento do sistema”, disse Marcondes, ressaltando que a proposta foi debatida com a Câmara de Dirigentes Logistas (CDL Parnamirim), “uma das partes mais interessadas no projeto pois irá gerar maior possibilidade de espaço para movimentar o comércio”, acredita o gestor.

Ele garantiu que a versão ‘zona azul’ de Parnamirim irá operar com preços acessíveis, para garantir a rotatividade das vagas de estacionamento, e o funcionamento do sistema interage com diversas plataformas como controle eletrônico via aplicativo e parquímetro, com pagamentos em dinheiro ou através de sistema informatizado (débito em conta e/ou cartão de crédito). “Vamos facilitar ao máximo o suso do sistema para o usuário”, disse o secretário Marcondes Rodrigues.

As vagas rotativas na região central de Parnamirim deverá contemplar áreas do quadrilátero formado pelas avenidas Brigadeiro Everaldo Breves, Comandante Petit e Getúlio Vargas, mais a Rua Edgar Dantas. Pelo projeto de lei, motocicletas pagarão metade do valor cobrado dos carros.

Empresas que recolhem entulho precisarão se cadastrar e pagar taxa diária para ‘estacionar’ as caçambas para depósito de metralha e lixo. As vagas em frente de hospitais e farmácias estarão fora do sistema, e carros de serviços de emergência e veículos oficiais serão isentos da taxa. Quando o sistema for implementado, a previsão é que o primeiro mês seja dedicado à período de adaptação, orientação e educação do trânsito.
Números
1.750 vagas rotativas de estacionamento deverão ser criadas em Parnamirim com a implementação de sistema semelhante ao ‘zona azul’  

90% das vagas rotativas contemplam a região urbana central de Parnamirim, os 10% restantes se localizam nas adjacências do Cajueiro, em Pirangi do Norte.

6 dias por semana, de segunda a sábado, em horário comercial é o período previsto para o funcionamento do sistema que cobra pelo estacionamento em vias públicas

Em Natal STTU quer adotar modelo de concessão
A Prefeitura de Natal também planeja implementar um sistema de vagas rotativas, com cobrança de estacionamento em algumas vias públicas dos bairros do Alecrim, Cidade Alta, Tirol, Petrópolis e Ribeira. A proposta foi debatida com a CDL Natal no mês de fevereiro deste ano, e o processo de licitação agendado para iniciar em agosto passado, mas o modelo para operar o sistema (na forma de prestação de serviço) foi contestado e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) elabora um novo edital.

“Chegamos a publicar o edital duas vezes em agosto, mas houve muito questionamento quanto ao formato. Reavaliamos e mudamos o certame para concessão”, explicou Walter Pedro, secretário adjunto de Trânsito da STTU. Ele informou que a Secretaria Municipal de Administração (Semad) trabalha na elaboração de um novo edital. “Esperamos publicar o novo edital ainda neste mês de novembro, no mais tardar em dezembro. O ideal é que seja este ano”, sentenciou Pedro.

Opiniões:

Emanoel Freitas, 43, mototaxista
Emanoel trabalha há sete anos como mototaxista em Parnamirim e ainda não sabia da proposta da Prefeitura em implementar o sistema de vagas rotativas de estacionamento. “Nunca fazem nada para melhorar: essa obra na BR atrapalhou o comércio, pois muitas vezes os motoristas precisam fazer o retorno do outro lado da rodovia. E agora essa de querer cobrar estacionamento na rua. Só atrasam o lado da população”, criticou o mototaxista, questionando se haverá áreas específicas para o estacionamento de mototáxis.

Eva Soares, subgerente de loja de confecção
“Tudo que sai a mais do bolso do cliente pode afetar o movimento no comércio. Mas não tenho muito o que dizer ainda, não conheço a proposta. Nossos clientes costumam deixar o carro em ruas aqui próximo, e quando chegam de moto estacionam aqui na frente”, disse a comerciante, lembrando que no centro de Parnamirim existem cerca de quatro estacionamentos privados.

Ronaldo Francisco, 34, motorista de aplicativo
O motorista de aplicativo Ronaldo vê a medida como algo positivo: “Tudo depende da gestão para dar certo. Já disseram como vão usar o dinheiro arrecadado? Espero que seja em benefício das vias, da segurança de motoristas e pedestres. A ideia é boa, mas acho difícil vingar. Já tentaram fazer isso em Natal e não deu certo”. Ele contou que “muita gente, principalmente comerciantes, pede para o flanelinha guardar a vaga (em via pública), como se o estacionamento na rua fosse privativo com vaga exclusiva. Se evitar isso, vai ajudar”, aposta.

Nicácio da Silveira, 51, professor
Nicácio, que precisou dar uma pareadinha no centro de Parnamirim para deixar material em uma gráfica rápida, avaliou o sistema como “mais uma taxa para a gente pagar. Complicado. Não acredito que o trânsito vá melhorar: vão cobrar, a prefeitura vai ganhar dinheiro, e tudo vai ficar do mesmo jeito. Se usarem esse dinheiro para manutenção das vias, tapar buracos, melhorar a sinalização, pintar meio fio, e recuperar parada de ônibus pode ser uma boa proposta. Vamos ver!”

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