quinta-feira, 28 de março, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Parque da Cidade reabre ao público

- Publicidade -

Pedro Andrade
repórter

Após cinco anos fechado, o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte foi reaberto na manhã desta quinta-feira, 5, com status de “escola de educação ambiental”. Durante a cerimônia de reinauguração, o prefeito Carlos Eduardo, que criou o projeto de implementação, inaugurou o espaço em 2008 e o reabriu nesta semana, destacou a necessidade de maiores cuidados e estudos voltados ao meio ambiente. “Temos aqui a primeira escola de educação ambiental do Estado, que ficará aberta durante todo o ano letivo a alunos de escolas e universidades do Rio Grande do Norte para estudos sobre fauna e flora”, afirmou.
#ALBUM-5202#
Segundo o administrador do Parque Dom Nivaldo Monte, Carlos da Hora, o auditório terá palestras sobre Zona de Proteção Ambiental (ZPA) para alunos visitantes e trilhas percorrendo o parque com possibilidade de se aproximar do que foi ensinado. Localizado em uma área de 132,36 hectares da ZPA 1, o Parque da Cidade volta a ser liberado à população com acesso gratuito das 5h às 18h, durante todos os dias da semana.

Apesar de aberto, a estrutura ainda tem algumas indefinições,  referente à definição das trilhas externas – que passarão pela vegetação da reserva – e do valor necessário à manutenção do espaço. De acordo com o administrador, Carlos da Hora, os custos de manutenção ainda estão sendo levantados, mas está acertado que a verba sairá do orçamento da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). Sobre as trilhas externas, da Hora pretende “ter maiores informações no próximo semestre”.

Em seu discurso o prefeito também relembrou o primeiro encontro com o projetista do Parque, Oscar Niemeyer, em seu escritório no Rio de Janeiro e o momento da confirmação de que sairia o projeto. “Eu farei o projeto do Parque da Cidade e não cobrarei nada, por se tratar de um projeto ambiental”, disse, lembrando as palavras do arquiteto, falecido em 5 de dezembro de 2012.

Como chegar
Para chegar ao Parque da Cidade, na avenida Omar O’Grady, em Candelária, utilizando transporte público existem três linhas de ônibus: 24 (Planalto/Ribeira via av. Prudente de Morais), 33A (Planalto/Praia do Meio via av. Hermes da Fonseca) e 33B (Planalto/Lagoa Seca via Prudente de Morais). No trajeto entre o cruzamento da avenida da Integração com a Omar O’Grady, percurso de aproximadamente um quilômetro, também há ciclovia.

Na área de lazer criada pela Prefeitura dentro de uma das dez ZPAs da cidade, há estrutura fixa projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer que inclui um Memorial – no alto da torre em formato de olho -, biblioteca, a Escola de Educação Ambiental e um auditório para palestras e apresentações. No Memorial, uma exposição retrata a história do território da capital potiguar com início há 10 mil anos até a Natal contemporânea.

Entre os planos estão trilhas externas com trajetos dentro dos 132 hectares do parque. Segundo Carlos da Hora, maiores definições sobre quantas trilhas e quando abrem somente no próximo semestre. Por enquanto, visitantes podem percorrer três trilhas de calçamento ao longo da reserva.

O titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Marcelo Toscano, diz que a área de lazer ao ar livre é uma carência da cidade e sua reabertura tem a proposta de atrair a população. “Em muitos parques se cobra uma taxa de entrada para a manutenção do parque, mas aqui é gratuito. Até que a população passe a usar essa área de lazer, não pensamos em cobrar entrada”.

História
O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte está em uma área de 132,36 hectares, dentro da Zona de Proteção Ambiental 1 (ZPA-1), entre os bairros de Candelária e Cidade Nova. O espaço foi inaugurado em 2008, na última gestão do prefeito Carlos Eduardo Alves, mas fechou no início de 2009.

Desde então permaneceu fechado, mas sofreu ação do tempo e depredações. Em agosto do ano passado a Semurb deu início à recuperação que custou R$ 3,6 milhões para as instalações hidráulicas e elétricas, os elevadores da Torre, pintura, sinalização e recuperação da estrutura projetada por Niemeyer e os dois acessos de Candelária e de Cidade Nova.

Além disso, foi construído um anexo para o Setor de Manejo, responsável pela manutenção da unidade de conservação, compra e instalação de três novos elevadores para a Torre, monumento de 45 metros de altura que abriga o Memorial Natal e um mirante da cidade. No espaço, foi feita ainda a conclusão de todos os pontos de apoio dos passeios públicos, ao longo do parque. 

Programação
Semana do Meio Ambiente

As comemorações da Semana começaram ontem com o Dia Mundial do Meio Ambiente. As atividades vão até este domingo (8), no Parque da Cidade e no Bosque das Mangueiras.

Sexta-feira (6 de junho)

Parque da Cidade
8h às 16h – Vacinação antirrábica, mostra sustentável, jogos educativos e apresentações culturais
8h30 às 16h10 – Ciclo de palestras
8h30 –Licenciamento ambiental (Leonardo Almeida – Semurb)
9h20 –Fiscalização ambiental (Leonardo Almeida – Semurb)
10h –Arborização (Carla Bezerra – Semurb)
14h –Resíduos Sólidos (Alexandre Damazo – Braseco)
14h40 – Descarte adequado das lâmpadas fluorescentes (Ana Paula Macêdo – Coleta Mix)
15h30 – Educação ambiental e a sustentabilidade das Cidades (Marjorie da Fonseca – UFRN)
16h10 –Agenda ambiental na administração pública (Gustavo Soares – Semurb)
16h30 – Show da Banda Mad Dogs
 
Bosque das Mangueiras
8h30 – Oficinas de reciclagem, pintura, Saúde em Dia, exposições de arte, jogos educativos e trilha ecológica
9h às 10h – Oficina de brinquedos (Kacianni Ferreira) – SME
9h – Coral das Mãos (professores Adriana Rocha, Fátima Carvalho e Adriano Amaral) – SME
9h às 10h – Contadora de histórias (Silvana Amália de Araújo) – Sesc
9h30 – Teatro de educadores do trânsito – Semob
10h – Teatro da Dengue – SMS
10h30 – Teatro de educação ambiental – Semurb
14h às 17h – Oficinas de reciclagem, pintura, exposições de arte, jogos educativos e trilha ecológica
14h às 15h – Oficina de brinquedos (Kacianni Ferreira) – SME
14h30 – Mamulengos de Heraldo Lins (Caern)
15h – Teatro de educadores do trânsito – Semob
15 às 16h – contadora de histórias (Silvana Amália de Araújo) – Sesc
*Fonte: Prefeitura do Natal

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas